Saturday, October 28, 2006

DEMAGOGIA

Acordei com um humor fantástico na presença de um grandioso sol outonal.

Passei pelo quiosque dos jornais.
Como uma martelada, em primeira página do “Público”, as letras vermelhas do primeiro título deixaram-me logo aturdida.

MINISTÉRIO QUER PROFESSORES SEM PAUSAS NO NATAL; CARNAVAL E PÁSCOA

Trabalhei todos os dias não sei quantas horas, desgastei-me, preocupei-me, na Escola e em casa. Sabia que, este sábado, muitas horas iam ser mais uma vez dedicadas à Escola. Para quê? Quem se importa com isso? Ninguém. Muito menos o Ministério que devia ser o primeiro a exigir para o meu trabalho respeito e consideração. Dignidade. Mas não. Todos os dias, nos amarfanham um pouco mais. Ficamos pequenos, encolhidos, insignificantes, quase que a pedir desculpa por existirmos.

Ministra, Secretários, Sub e todos os outros não fazem ideia do que é dar uma aula, não sabem, não conhecem. Que Professor de V. Exas odeiam tanto?

Pensava eu que o meu tema hoje seria a “ Nova Terminologia Linguística”, as famosas TLEBS ( Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário) , porque li o artigo da “Visão” de 28 de Outubro de 2006, da autoria de Maria Alzira Seixo e porque recebi um convite para um Seminário sobre o assunto. E queria eu perguntar a quem saiba, que interesse tem esta mudança na terminologia , na gramática sobre a qual muito boa diz que ninguém se entende…
Queria eu saber e transcrevo do artigo referido acima que interesse tem «uma criança decorar “advérbio disjunto restritivo da verdade da asserção”»? Alguém no seu juízo perfeito sabe o que isto significa?

Qual o benefício desta mudança tão total para:
a aprendizagem da língua ( ou talvez agora uma criança comece a prender gramática antes de falar!!!?)
a descoberta das letras , das palavras, do seu sentido
a aprendizagem da leitura e da escrita, ( ou primeiro aprende que é um substantivo ou lá como lhe começarão a chamar e só depois lê ou escreve?!!!)
a interpretação,
o sabor das palavras…


Será que o José Saramago , o Lobo Antunes , a Agustina Bessa-Luís terão que apagar os livros todos da memória das pessoas ( da deles primeiro) para se submeterem às novas leis de uma gramática de uma meia dúzia, encimada por uma tal senhora Inês Duarte??? Por Decreto? Sem conhecimento de ninguém? Para se ensinar aquilo de que ninguém está seguro?

Anda tudo numa azáfama para apagar todas as gramáticas desde 1540.

Depois de ler este título no jornal, lembro apenas a quem manda neste Ministério que:
Os Professores ainda recebem subsídios de Natal e Férias;
Depois de eliminarem as pausas ( até parece que não sabem por que razão elas existem!!!!!!), ainda sobram os feriados e os dias santos;
Depois de oito horas de aulas na Escola , ainda faltam , para completar o dia, dezasseis horas e, para esse período de tempo, sugiro que se vão acompanhar os alunos a casa, fazer os deveres, dar-lhes de comer e deitá-los para descanso dos seus queridos papás, enquanto a nossa família nos espera;
Podemos ir directamente para a Escola, sem descansar, após preparação das aulas, aliás, sem preparação, porque isso é uma coisa do século passado e um Professor está sempre inspirado, motivado, bem disposto e sorridente…mesmo sem preparação!
A família dos Professores que se dane…

Portanto, tenha santa paciência, senhora dona fulana e seus sequazes, a vida de qualquer profissional não se limita à sua profissão, há muito mais vida para além dela. Mas, agora, desculpem, se não sabem isso, que não devem saber, também não é agora que vão aprender, nem aprender nem descobrir…

Resumindo:
ao Seminário sobre as TLEBS que vá quem quiser, eu vou ter muito tempo para aprender tal aberração, tenho muito tempo. Deixo esse assunto para a próxima pausa que acharem por bem retirar-me…

No comments: