Saturday, May 12, 2007

MEME : PARAÍSO NATURAL

BRAGANZÓNIA – reserva natural de índios situada no Parque Natural de Montesinho… ( e, para saber mais , ir até a esse sítio…)

Foi daí que me chegou um desafio – escrever sobre um MEME – PARQUE NATURAL - … e ora aí está o que se descobre e aprende por aqui… Eu sabia lá o que era esta palavrinha com quatro letritas???? E, então, li a informação em Braganzónia e espreitei a wikipédia e …

MEME ( Richard DAWKINS – zoólogo, etólogo, evolucionista, popular escritor de divulgação científica britânico)
- ideias
- artes de ideias
- línguas
- sons
- desenhos
– capacidades
- valores estéticos e morais
- ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida em unidade autónoma.
(Memética – estudo dos modelos evolutivos da transferência de informação)

Já temos em que pensar durante algum tempo a ver se percebemos estas informações.


Continuando: e que será um PARAÍSO , ainda por cima natural? Consultemos quem sabe.
PARAÍSO (dic. HOUAISS) – etimologicamente, do latim paradisus, jardim próximo à casa; o paraíso terrestre; o paraíso celeste.
para os antigos persas, amplo parque;
segundo a Bíblia, jardim aprazível onde Deus colocou Adão e Eva, depois da sua criação; éden;
fig. lugar em que reina a felicidade, céu;
qualquer lugar agradável e prazeroso.
Nota: não registo o paraíso fiscal para as empresas e pessoas…ou devia???


Não sei se o Paraíso Natural é um local belíssimo em que não há ninguém ou um local também belíssimo, onde vamos com boa companhia ou do qual recordamos momentos irrepetíveis… em que se pode ouvir o silêncio, embora haja quem , no silêncio, sufoque.
Depois, surge outro problema: não sei escrever nada assim de rompante, sem pensar ao menos um bocadinho no assunto; e gosto de escrever mais com o coração … o que não dá grandes textos …
Assim, surgiu-me esta ideia apenas… que segue …

4 comments:

Alda Serras said...

Isto é que foi trabalho de pesquisa! Também me "cravaram" com um meme, mas confesso que ainda não percebi exactamente o que é. Vou ler com atenção os teus posts para ver se compreendo melhor.

(Que engraçado, por alguma razão julgava que estavas ligadas às artes visuais. Se vais ser correctora estarás ligada à matemática ou ao português ou às duas se fores do 1º ciclo. Somos sempre os mesmos desgraçados, sempre sujeitos a estas coisas. Eu também estou ligada às Provas de Aferição. Sou supervisora pelo segundo ano. E vou vigiar de certeza. Na minha escola, ainda não fizeram nenhuma reunião sobre isso, nem publicaram a escala de serviço.)

Jorge P. Guedes said...

"...Assim, surgiu-me esta ideia apenas… que segue …"

...e surgiu muito bem, digo eu, que nada sei de "memes".
agora, os locais que escolheste são belíssimos. Puebla de Sanabria, por exemplo, é um dos meus paraísos preferidos.

Depois, fizeste umas consultas á memória e a documentos, compuseste uns textos bons e tal, e passaste a bola. Muito bem! Siga o baile!

um abraço.

Alda Serras said...

Também sou de Português! :)

Não vi o manual do aplicador (na minha escola ainda não se fizeram reuniões com os professores aplicadores). Suponho que seja igual ao dos anos anteriores, pelo menos, os exemplos de itens que eles fornecem (o texto do pombo-correio) são os mesmos de há sete anos atrás!
Estou mais preocupada com o plano de acção que teremos de fazer após a recepção dos resultados dos alunos. Quando será elaborado? Em Setembro ou ainda em Agosto?

Meg said...

Renda, cá está mais um trabalho feito com muito empenho e bom gosto... por uma pessoa que sabe o que está a fazer. É com pessoas como tu, que tento aprender... e não me canso.
Gostei e agora vou lá acima ver o teu mar...
Um abraço