Monday, May 28, 2007

Os astros andam loucos!!!

O Sagitário é, normalmente, uma pessoa bem disposta , gosta de rir e de conviver, o que confunde, por vezes, as outras pessoas que acham que boa disposição é andar sempre a rir a altas gargalhadas inconsequentes. Não admitem, por exemplo , que uma pessoa esteja bem disposta recolhida em si , a pensar, que é que o Sagitário passa quase a vida toda a fazer: pensar.
Pensar também assusta qualquer outra pessoa . Quando um Sagitário diz “estive a pensar…” , tudo fica à espera, em alerta máximo … como se dali saísse alguma ideia luminosa que decifre o destino da Humanidade ou algo original e poderoso. Um Sagitário pode apenas ter estado a pensar no programa de domingo próximo, se estiver bom tempo… Não é preciso tal alarme para um pensamento tão simples...

Um Sagitário é muito disponível, sempre pronto a ajudar as pessoas, até descobrir que só estão a aproveitar-se dele. Aí, não contem mais com ele que não gosta de fazer figura de parvo.
Acredita em tudo o que lhe dizem: se lhe afiançam que o Homem foi à Lua e que ele mesmo ( o Homem), o próprio chegou lá e disse uma frase bombástica, o Sagitário fica extasiado… só sai do êxtase, quando percebe que a frase tinha sido preparada, pensada para ser dita em tais circunstâncias ( se calhar, por algum Sagitário que nunca deixa nada ao acaso); é desta maneira, ano a ano da sua vida que o Sagitário vai deixando para trás muita ingenuidade e passa a ser um bocadinho cínico…

É muito frontal. Diz tudo o que lhe vem à cabeça sem medir as consequências. Demora tempo a perceber que as pessoas detestam que se lhes diga tudo na cara… E, então, adopta outro sistema: fica, com a idade, tolerante e conciliador, até parecer mesmo um pouco aparvalhado, porque as frases ficam-lhe entaladas na garganta, outras vezes, na ponta da língua e tem que as engolir a destempo. Mas vai aprendendo a moderar esses impulsos.

No meio da boa disposição, se alguma contrariedade o aflige, deixa-se ir abaixo, mas depois, levanta a cabeça e os olhos , afasta os maus pensamentos e segue, desde que as contrariedades não sejam alguma doença grave sua ou dos seus ou algo pior. Nesses casos, fica doente. Como fica doente com a ingratidão ou a mentira. Então, saiam-lhe da frente que ficaram riscados do seu mundo particular.

Também tem certas manias, como a de ser muito organizado, mas organiza-se, porque isso lhe facilita a vida, não por ser um dom especial. Por isso, tem pouca paciência para aturar pessoas que lhe massacram a cabeça, repetindo durante uma semana ou mais “tenho isto para fazer!” e “ ainda não fiz aquilo!” , se têm que fazer, calem-se simplesmente e façam, que isso , acha o Sagitário, até atrai os fluidos negativos. Tem, igualmente, a mania de que é meio-psicólogo ( ou inteiro ), que sabe avaliar as pessoas e as situações e prevê-lhes logo um desfecho nem sempre risonho, mas essa análise advém-lhe apenas de muito observar e de muito ter sido enganado… de muito se precaver.

Para tomar decisões mais complicadas, precisa de tempo para reflectir, mas, depois de tomadas as decisões, nada o demove, nem que esteja prontinho a bater com a cabeça nas paredes com toda a força… Se bate com a cabeça na parede, a cabeça é sua e ninguém tem nada com isso.
Guarda os segredos, mesmo , quando descobre , que é um segredo a vozes. Eu creio que guarda segredos até de si próprio, porque é muito cioso da sua independência de actos e pensamentos.
Gosta muito de conversar, conta todos os pormenores ( aborrece-se muito, quando a ele não lhe explicam tudo tim-tim por tim-tim, dramatizado e com muitos gestos e muita expressividade), mesmo a conversar, usa parêntesis dentro de outros parêntesis e vai-os fechando à vez, o que deixa as pessoas abismadas; não percebem como não se perde em tais labirintos de frases, porque quem o ouve já nem sabe , muitas vezes, de que estão a falar.

Mas o maior defeitos de todos nem é esse!

E o maior defeito de todos nem é bem achar que tem sempre razão …é ter sempre razão! No princípio da sua vida consciente, apregoa esse facto; a certa altura, nem é já preciso, fica à espera que os outros lha dêem e fica , como num palco , numa vénia , a receber os aplausos.
Há Sagitários cujo ascendente é Sagitário; coloca-se neste ponto um problema delicado. Fica tudo potenciado ao quadrado nas suas vidas, as qualidades nem tanto, mas os defeitos!…

Fica aí uma síntese ( muito ficou por me lembrar!) do que eu sei de certos Sagitários, em particular, de um que eu conheço melhor…ou penso que conheço…

Para que foi esta algaraviada toda ? Pois simplesmente para falar da semana que passou. Já há notícias novas? Mas que posso eu fazer , estive a meditar nos assuntos e só agora me deu para falar??? E começo por… ( se calhar, fora de tempo útil! Mas sempre desabafo!)

PROVAS de AFERIÇÃO de LÍNGUA PORTUGUESA

Critérios Gerais de Classificação

5. Nos itens da 1.ª Parte, não se consideram, para além do exposto na descrição dos níveis e para efeito de atribuição de código, os erros de construção frásica, de grafia ou de uso de convenções gráficas.


Ai não??? Então ???


Conferência de IMPRENSA de MOP ( possivelmente sigla para dizer Movimento de Obras Previstas!!!)

O senhor consegue dizer que uma pessoa está saudável ( vê bem , mexe-se bem e tal… ) com um cancro de pulmão!!! E se estivesse doente??? Como estaria???
Um aeroporto também não se pode construir em locais onde não há nem escolas, nem hotéis, nem … que é um deserto!!!


Corredor de um qualquer local em que fala um distinto e inteligente senhor , dizem…

O aeroporto nunca poderia localizar-se na Margem Sul ( parece o título de uma canção!) porque um qualquer grupo terrorista poderia dinamitar a ponte …

Até parece que os terroristas-bombistas se têm preocupado muito com pontes ou margens ou etc. , quando pretendem dinamitar … seja o que for!!! Os atentados ultimamente na Europa Ocidental mais frequentes foram mesmo a pontes… dos metros!


Tentei passar estas actualidades em mensagem para o país ao lado… Primeiro, a receptora da mensagem não queria acreditar! Pensava que eu estava doida! Depois, perguntou “ mas aí anda tudo maluco?” Assim, já não sou só eu! E foi antes de saber que uma certa responsável pela DREN ( ai que lindas são as siglas!!!) suspendeu um certo funcionário por … uma anedota que todos vimos na net, nos jornais, etc. etc. ou porque foi???
Neste ponto, já nem resposta obtive; é tudo muito obtuso para uma pessoa normal e corrente!!!

7 comments:

Papoila said...

Olá Renda:
Tão loucos que este Sagitário me parece um outro signo de Fogo... com algumas características de um outro de água... (essa de falar com parêntises dentro de parêntises com os outros boquiabertos enquanto se abrem e fecham mesmo sendo gago...) safa que o Sagitário felizmente pensa! eheheheh...
E viva a loucura!
Beijo

Alda Serras said...

Sobre as Provas: na primeira parte pretende-se avaliar a capacidade de interpretação e o conhecimento do funcionamento da língua, a expressão escrita só é avaliada na 2º parte. Por isso existe o critério geral 5.
Convenhamos que, na nossa prática lectiva, misturamos um pouco as coisas e, talvez, devêssemos repensar os nossos critérios. Por exemplo, a exigência da resposta completa é algo perfeitamente anacrónico. Ninguém fala assim. Então porque o continuamos a exigir nas provas escritas, dando origem a frases, por vezes, um pouco forçadas?

rendadebilros said...

BELL
Eu sei, meu amor!!! Não precisas de te defender...não te estou a atacar, mas, se usas a expressão escrita para responder à interpretação de um texto escrito, também deveríamos avaliar o conjunto da resposta... exigimos frases completas para que os alunos organizem as ideias numa frase??? digo eu, mas eu sou muito antiga, minha amiga... já é difícil mudar certos vícios!!! pronta para a reforma!!!
Beijinhos e não te amofines...

Alda Serras said...

Eu não me amofino por tão pouco! Só expliquei a opção das autoras das Provas. Eu também peço respostas completas e desconto pelos erros ortográficos e de sintaxe. Mas às vezes penso que é uma patetice pelas razões que expliquei acima.

Teresa said...

Olá ! Passei só para deixar uma beijoca e dizer que não me esqueci de ti... só que o tempo tem sido pouco :(

rendadebilros said...

Teresa
Quis retribuir a tua visita, mas não consegui. Aparece sempre que quiseres.
Um beijo.

Jorge P. Guedes said...

Muito interessantes estas reflexões sobre os sagitários, embora pessoalmente não acredite nada na influência dos astros na personalidade das pessoas.

Mas li tudo com muito cuidado e alguma reflexão. Se fosse desse signo, dir-me-ia retratado! Isto porque conheço também, ou penso conhecer...,uma pessoa sagitariana e é muito do que aqui dizes. Interessante, sem dúvida!

Quanto aos outros apontamentos, nada tenho a acrescentar ao que dizes.

um abraço.