Monday, April 30, 2007

Folheando o blogue, como quem não tem que fazer!

Andam por aí umas nuvens alvo-acinzentadas a rondar a rondar, a parecer um disco voador sobre as nossas cabeças. De vez em quando chove e arrefeceu. O boletim meteorológico anunciou neve para as terras altas, sem perceber bem onde se localizam essas terras, já que a neve anda arredia há muito tempo destas paragens… E, então, assim como quem folheia um livro ou abre um álbum antigo de fotos, pus-me a passar as páginas do meu blogue e fiquei mesmo surpreendida: ora esta brincadeira já começou em Julho de 2004 – digo brincadeira, porque foi assim que começou e assim continua sem pretensões, evidentemente – e eu tinha-lhe perdido completamente o início. Era Verão e, com a Princesa de fim de semana ou de alguns diazitos de férias, demos ambas o pontapé de saída a este sítio. Verifico que escrevia de tempos a tempos , de forma muito irregular e despretensiosa, como sempre, só para ela ler lá pela capital. Dos primeiros tempos, não há nenhum comentário, aliás os primeiros surgem em 29 de Dezembro de 2005, em língua inglesa, standardizados, a que eu não liguei patavina. Para cúmulo, o comentário seguinte , aparece em 6 de Maio de 2006, para publicitar aulas de inglês… engraçadinhos!!! E os seguintes, lá estão em 26 de Julho de 2006 , a propósito do concerto de Luís Represas na Guarda…mas eu não tinha este hábito que me meteram na carne de andar a visitar blogues, nem me apercebia por essa data – até parece que foi há séculos… - do interesse que poderia ter viajar pelos blogues e aprender sempre e, muitas vezes, muito… e cá fiquei pelo meu cantinho, sossegadita, sem intercâmbio nenhum…por curiosidade, tentei agora ver quem são as pessoas e que têm feito e nicles…já nem existem os seus espaços…e só lá por finais de Agosto de 2006, a Vareira e eu nos cruzamos mais frequentemente nos blogues respectivos, porque ela teve a bela ideia que, a mim não me tinha ocorrido, de me indicar, por correio electrónico, o seu blogue… e, em Outubro, a propósito, do fecho da Escola de Lagoaça, lá tenho outro comentário… da “sara” que nunca mais vi por aqui…e, em 31 de Outubro, a propósito de um poema que, repito, não fui eu que escrevi, foi a E.P., a propósito de uma Ministra de um país qualquer , a Soledade deixou uma mensagem ( a Soledade que trouxe até mim a vozdaromãzeira), divulgou de tal modo bem o poema que , um dia , muito mais tarde, fui encontrá-lo, num blogue do Expresso, assinado, vejam lá o descaramento por uma pessoa que – eu sei e muitos outros também sabem – não era a autora…Compreendi assim que temos nas mãos uma ferramenta com um poder inimaginável, para o bem e para o mal…
E passaram protestos, greves e Vareira sempre presente a deixar um comentário, nem que fosse telegráfico. Eu também ia visitando um ou outro blogue, mas não deixava comentários, por puro comodismo ou por não ter atingido o alcance deste mundo virtual, de que sou navegadora-aprendiz-sempre. Alguns sítios desapareceram, ou possivelmente, deram lugar a outros…ou entraram no limbo ( não sei se esta imagem ainda vale porque o limbo não existe…) do esquecimento . E,um dia, lá por finais do ano, surgiu-me um sineiro a tocar, a avisar, a deixar-me um poema… - 30 de Dezembro de 2006 - o meu mundo virtual tornou-se mais vasto, horizontes abertos, largos, ao mesmo tempo, um mundo enorme, em que eu sou um grãozito de areia, que não sei nada, mas quero abrir os olhos e ver mais e melhor… Tudo mudou: agora até recebo visitas de Burkina Faso e do Brasil e percebi que podemos ter ideias muito simples ( falo das minhas que visito blogues muito importantes e, em certos casos, super-especializados), que , juntas a outras como as nossas, podem conter uma força que nem toda a gente parece compreender… O Sino do Sineiro tem a faculdade de, a tocar como toca, não deixar ninguém indiferente e, da sua torre, agrega à sua volta amigos que apresenta a amigos e consegue a proeza de, nos tempos que correm, ficar feliz por todos…
Não sei que me deu – será da chuva? – mas deu-me para isto, para me pôr a folhear as páginas do meu blogue e ter-vos a todos aqui ( os links aí estão ao lado), depois desses primeiros encontros, assim, entre tímidos e curiosos , horas e meses passados, sabe-me bem!!!
Nota: se parecer desconexa esta algaraviada, é mesmo por causa da chuva…

Sunday, April 29, 2007

"A la minuta" ( instantâneo - hoje!)




Um dia
céu turvo
e tudo
salpicado
de chuva
fotografia
“a la minuta”
ao lado
do jardim.

Outro dia
um círculo
de luz
agitado
afastou
neblinas
nuvens
peregrinas
e alargou-se
em azul.

Reina
a calma
mágica
de flores
pintalgando
os verdes
de cores…

…em moldura
repousada
o fotógrafo
de antigamente
itinerante
paciente
sonha!...

Saturday, April 28, 2007

OSCARINO 2006/2007


O meu queridíssmo Jorge Sineiro, de OSINODAALDEIA, reservou-me uma surpresa este fim de semana e, creio que, para festejar o quase primeiro aniversário deste seu blogue, dedicou-se, com muito carinho, a dar prémios... e o meu, aceito-o e agradeço-lhe, dizendo a todos para o irem visitar ( sem esquecer OCONTOLIVRE, onde também colabora), ouvir música, ler, passar pel'A TASCA e pelo COFFEE TIME... Terão oportunidade de conhecer os outros OSCARINADOS que, se foram escolhidos, acreditem em mim, mereciam de certeza ser galardoados. E mais não digo, que me faltam as palavras.
Mas , digam lá se o Oscarino não é reluzente de lindo!!!

Thursday, April 26, 2007

Tempo


Passeio até à janela:
altas, luminosas
as tílias frondosas
de sentinela
e o céu cinzento
macilento
e a torre estática
majestática...
vão escoando
entre os dedos
sem segredos
as horas andando
pasmadas
enroladas
perdido
o sentido
do tempo.

Wednesday, April 25, 2007

25 de Abril de 1974


Naquela manhã, pelas oito horas, a Alice L. que esperava boleia na Praça da República, em frente aos Correios, em Coimbra, atirou-se para dentro do Citroen verde-garrafa da Rosália e, numa aflição, lançou-nos a exclamação/pergunta abafada: “ Já sabem da guerra!?” Ainda meio ensonadas, a questão deixou-nos atarantadas e a Rosália, agarrada à mudança de mão, ficou interdita uns segundos, a tentar perceber o que ouvira. Não sabíamos de guerra nenhuma, não tínhamos ouvido nada e não conseguíamos entender. À nossa volta , em todos os sentidos, a vida decorria normalmente. Então, decisão tomada de avançar para Anadia, atentas à estrada, nada de estranho se encontrou pelo caminho e já achávamos que a nossa colega tinha tido algum pesadelo ou não estava boa da cabeça, quando avistámos, à entrada da Escola, os alunos, amontoados à volta do automóvel de um Professor, ouviam rádio em silêncio, um rádio que não dava notícias, apenas música marcial. Tinha havido – informavam – um golpe de estado, não se sabia de que lado era, como se alguém fosse entendido em lados daqueles. Arrastámo-nos todos para as aulas com um peso e, ainda hoje, não percebo por que razão em Lisboa andou tudo na rua sem aulas nem nada, só manifs e nós estivemos na Escola a trabalhar normalmente… normalmente é como quem diz. O Director não apareceu, porque lhe deu um ataque cardíaco e teve que ser internado e, por pouco, nos livrámos de ter o MFA a tomar conta da Escola , mas, como gente inteligente, formámos a nossa Junta de Salvação particular e lá tivemos os nossos colegas – futura Comissão Executiva a tomar as rédeas e houve uma reunião e tivemos que ir a Águeda entregar a acta , não sei para quê e eu fui a secretária dessa acta e já nem sei por que motivo se realizou essa reunião… E ainda me lembro do Nuno, um rapaz de doze anos a chorar que nem uma Madalena, que não havia direito de terem humilhado o Marcelo Caetano daquela maneira e achei extraordinário que uma criança chorasse assim por essa razão e o Américo Tomás tinha vindo no início do ano inaugurar a Escola novinha em folha … mas os dia foram decorrendo normalmente… ou não, porque todas aquelas situações eram novas, mas nós também tínhamos acabado de sair da Universidade e tudo era novo para nós e éramos umas crianças muito novas para apreender aquilo tudo de repente… Não sei, depois foi a festa do 1º de Maio e depois aquelas reuniões pela noite dentro e depois aquelas filas interminavelmente pacientes das eleições, e penso que se respirava melhor… é isso, lembro-me que se respirava melhor…
E, quando se alude ao 25 de Abril, eu lembro-me dos cravos , mas isso veio depois, porque sempre e em qualquer momento, como um reflexo imediato, em primeiro lugar, vejo a Alice entrar no carro da Rosália , tudo o mais entrou na normalidade das nossas vidas.
Em ano e meio, essas mesmas vidas, até aí unidas por mil razões, seguiram cada uma seu rumo!

Tuesday, April 24, 2007

As tílias

O tédio adormece
mão encostada
à cabeça parada
à espera
desta máquina pachorrenta
em vagares de câmara lenta
a olhar pela janela...
As duas tílias guardiãs
do portão da entrada
bamboleiam os ramos
como duas irmãs
numa risota pegada...
A manhã passa
letárgica e mansa!

Sunday, April 22, 2007

Jasmim


Da noite estrelada
lua em quase
quarto crescente
nasceu a manhã
fulgente
e neste verão
recente
dos ramos mirrados
explodem rebentos
de verde limão.


do chão

brota o alecrim

e o ar perfumado

pela flor do jasmim.


nas hastes direitas,

o rosmaninho...

e uma cegonha,

em voo rasante,

desceu do ninho!

Saturday, April 21, 2007

Trovoada

rasgou-se o céu
em ânsias
de clarões erráticos
e gritos fantásticos,
o negro véu
esbarrondou-se
em água.

Wednesday, April 18, 2007

Noite

na terra repousada
a noite adormecia
à luz estremecida

trilava num canto
do escuro
uma cotovia.

Futebol

Em tardes de sol, ao domingo, perdia-se desde o Estádio Municipal de Coimbra, pelos quintais fora, o grito de " Briooooooooooooosa", entoado em "ós" cantantes e redondos com efeito de bola de futebol.
Descia-se da cozinha para o quintal, onde revejo a Mãe debruçada sobre o tanque. Pelo carreiro até à Rua dos Combatentes, aspirávamos o perfume doce das nêsperas que engordavam entre as folhas verdes e ásperas num apetite de colorido saboroso.
Aquele mar de gente, à saída do estádio, subia a rua em alegres disparates de vozes, se os jogadores de preto venciam aquelas batalhas amigáveis (?)... ou então deslocava-se em sussurro soturno que se esvaziava rua acima.
Nos quintais, enchia-se de perfume o tempo das nêsperas.

Tuesday, April 17, 2007

Aqui há prémio!!! THINKING BLOGGER AWARD







Este prémio tão bem pensante foi-me atribuído por Kaotica ( os links estão aí ao lado, façam o favor de espreitar!!!) e é, neste momento, que devo agradecer ainda mais publicamente a essa amiga esta distinção ( não posso pôr-me a choramingar senão ninguém consegue perceber o que digo, por isso, porto-me dignamente) - não sei como ela descobriu algum ( pequeno) valor nestas palavras singelas aqui lançadas num rompante, num desabafo, num momento de lembranças... e agradeço-lhe porque me desafiou a escrever no Conto Livre e está presente e luta pela Escola Pública e não tem medo de falar…
Avançando, que a Gala não pode esperar tanto tempo para continuar, agradeço a todos os que me visitam regularmente e àqueles que vão passar a visitar ( presunção minha, está bem de ver, mas sempre pode acontecer que alguém sinta curiosidade por um blogue com um prémio ou não?) e, de uma forma especial ( não agradeço ao cão e ao periquito porque não tenho animais cá em casa e não sei se perceberam que estes desvios servem um intuito claríssimo: esconder uma certa emoção... não se compara a um Óscar este prémio, mas, enfim, sempre é um prémio!!!) à Princesa, foi ela que me deu o primeiro empurrão para esta escrita e, em seguida, ao autor d’ O Sino da Aldeia, visita assídua e motivante com apoio e divulgação, por ser muito generoso…

Não sei como surgiu o prémio, mas sei que tenho agora uma tarefa complicada, a saber: distinguir cinco blogues ( parece que não posso devolver o prémio a quem mo deu, espero estar certa) que me façam pensar … enfim , de que eu goste muito, muito, muito… Então…

The THINKING BLOGGER AWARD goes to…

http://www.vareira.blogspot.com/

porque a vareira vive junto ao mar, em Espinho
porque a conheço há seis anos ( foi num fórum de um sindicato e andava eu a tactear os primeiros passos na Internet e enviei-lhe um postal de Manchester)
porque trocámos mensagens e ficámos amigas
porque fala da sua vida, da sua família, dos seus amigos, com emoção
porque sim

http://antero.wordpress.com/

porque “fala” com humor
porque o faz com inigualáveis “bonecos”
porque também


http://vozromazeira.blogspot.com/

porque traz da serra umas palavras saborosas
porque conhece poemas que entram coração dentro
porque escreve com sorrisos
porque sabe de uma romãzeira que fala
porque sim e sim


http://pomarao.blogspot.com/


porque é uma criança cheia de energia
porque gosta de escrever
porque é alegre
porque merece


e….

at last but not least

http://www.osinodaaldeia.blogspot.com/


porque dá lições de História encantadoras
porque fala de viagens e nos faz sonhar
porque está sempre em cima do acontecimento para nos avisar
porque encontra sempre tempo para nos visitar e incentivar
porque tem mais blogues ( cafés e de vinhos com cheirinho especial)
porque ouvimos música quando o encontramos
porque fala muitas línguas
porque , se alguém merece um Prémio, é ele…
-------------------
Nota: os premiados escolherão, se quiserem, claro que ainda estamos num país livre, cinco blogues para lhes atribuir este Prémio... Parabéns e ... boa sorte!

Monday, April 16, 2007

Uma lágrima ao canto do olho...

A tarde decorria normalmente, debaixo de uma calorzinho abafado e as nuvens em castelo a fazer levantar o nariz para cheirar a trovoada.

No Arquivo, num murmúrio de papéis antigos silenciosos e microfilmes, entre paredes de pedra, correu o tempo presente já passado num ápice e, de volta à rua, tudo parecia na maior das normalidades.

Direitinha a casa, aconchegada ao cantinho do computador, entrando na internet... imediatamente. Ver o correio para saber, em particular, se há novidades lá por Espanha que o meu coração anda perdido por Barcelona ( "doenças" que dão às pessoas!!!) e responder a todos , se for caso disso, enquanto se espreita alguma presença no "Skype" e/ou "Messenger" , hábitos recentes que são irreversíveis...


Depois, já mais calmamente, ir ao sítio do meu modesto blogue e deliciar-me com as visitas ( pouquíssimas , mas tão boas , tão saborosas que valem por mil) e os comentários sempre generosos ... para retribuir imediatamente as visitas... para, só depois, ainda mais devagarinho, dar uma voltinha pelos outros, umas vezes, por ordem alfabética, outras levada pela saudade, outras pela actualidade, outras pelas novidades na profissão, outras pelas notícias em forma de "bonecos" e muitas outras poqrue sim e pronto!!!


Hoje, fui aos comentários para começar as visitas ... arregalei os olhos muito arregalados para ler os comentários e retribuir e, de arregalados, senti perpassar por eles uma lágrima ao canto do olho, precisamente como diz a canção. E se não fossem estes amigos, estas visitas, estas palavras, que seria de mim? Que seria deste blogue? ... que começou por ser ( e ainda é) apenas e tão-só uma maneira ( mais uma) de estar ao lado da Princesa, dar-lhe notícias, contar-lhe histórias do passado, novidades, cantar-lhe em palavras o que me vai na alma... até que um dia, houve um Sino, ( tenho procurado recordar o momento, mas não sou capaz - ai esta memória!!!) que passou por aqui a tocar, a tocar e, a partir daí, abriram-se horizontes e os caminhos para outros sítios... , muitas vezes de forma Kaótica e que importa? com tanta , tanta sorte que só tenho encontrado gente boa...



Agora, desculpem todos os culpados desta emoção, vou ter que ir buscar um lenço ( já sei que Sagitário não chora - pouco!!!-, mas hoje é excepcional!!!) e culpados também, porque tenho que aprender como se faz bonito para atribuir prémios ( ah achavam que escapavam?)...

Sunday, April 15, 2007

Belmonte à vista


Era o Castelo de Belmonte
No cimo do monte
E a tuna a tocar a cantar
O acordeão a acompanhar
E o porco no espeto a rodar
A rodar e o vinho a escorregar
Nos ares um homem no parapente
Apareceu de repente
Vindo talvez de Videmonte
E toda a gente contente
A entoar os parabéns nesta data
Feliz e a malta desafinada
a gritar à desgarrada
e ao longe nuvens de trovoada
e eu no meio de tanta macieira
com a certeza de um murmurar
da voz serena de uma romãzeira…

Saturday, April 14, 2007

Postal


Calou-se a euforia da multidão e o chão recuperou o silêncio das pedras...



De palco magnífico para televisão, a Praça com a Sé Catedral transfomou-se em cenário para foto de casamento.
Acima do fundo de postal, o céu desmaia azul sobre a cena.

Friday, April 13, 2007

Paixões

No início da semana, um rapazinho dos seus onze anos abraçado a um livro conversava sobre livros e leituras e declarava , olhos brilhantes: " Isto é uma paixão!". Ele não sabe, mas estas palavras encheram o meu dia.


Esta manhã, uma menina procurava na net um sítio sobre chás nos tempos medievais e, sem perceber como, saltou-lhe aos olhos o nome de Sophia de Mello Breyner Andresen encimando o poema "As amoras"; imprimiu-o e levou-o para a aula para partilhar com os colegas que ficaram encantados e , encantada , deixo-o aqui:

O meu país sabe as amoras bravas
no verão.
Ninguém ignora que não é grande,
nem inteligente, nem elegante o meu país,
mas tem esta voz doce
de quem acorda cedo para cantar nas silvas.
Raramente falei do meu país, talvez
nem goste dele, mas quando um amigo
me traz amoras bravas
os seus muros parecem-me brancos,
reparo que também no meu país o céu é azul.


Não tem mesmo nada a ver com este assunto, mas a Guarda hoje anda por aí a ferver de animação com a RTP a ocupar os espaços todos em volta da Sé e a transmitir em directo para o resto do mundo...

Thursday, April 12, 2007

Granizo na Guarda cerca das 18 horas










Espantos

Eu, se quiser confirmar que tenho certas habilitações literárias, agarro no meu certificado das mesmas e verifica-se que " Fulaninho de tal ( reponsável/chefe dos Seviços Administrativos da Universidade de ........) certifica que Fulaninha de tal ( eu própria) concluiu a Licenciatura de tal e coisa em tantos de tal com x valores..."
Simplex, não?

Espanta-me que outras pessoas só tenham para o comprovar um papelete com uma lista de disciplinas... Não sei em que país isso se passa, mas deve ser um país muito desorganizado!!!


Deve ser um país tão pobre , tão pobre que um governante muito importante(!!!) sujeitou-se na TV a explicar o que não tem explicação... E -dizem!!!- ficou bastante contente com o efeito...



Espanta-me , que querem? Também me espanto com qualquer cena!!!

Wednesday, April 11, 2007

Interrogações

Em Timor, que dança das cadeiras anda por lá a organizar-se?


Corre pelo mundo um êxito musical de nome UUUUUU... Mas aquilo tem algum jeito?


Rumoreja-se que as licenciaturas da Universidade Independente de um certo ano é que são boas... Mas porquê, ganha-se mais? Ou , como os vinhos, têm anos com colheitas melhores que outras?



E não acontece nada? Só isto?

Monday, April 09, 2007

Cerejeiras em flor


Não sei se é Páscoa se é Natal. Ando confusa com este tempo cheio de água e neve e granizo e frio e lareiras acesas por todo o lado, enquanto as cerejeiras se enchem de vaidade florida contra o ambiente gelado. Animada ando sempre entre o borrego assado no forno e um arroz doce fora de série , daqueles que fazem chorar por mais de ontem em Aldeia Viçosa com a família por afinidade ( o vinho do Douro, Quinta de Mazouco) e a canja magnífica de hoje, no Colmeal da Torre, seguida de um arroz de marisco à maneira, do cabrito assado no forno e mais uma galinha do campo e sobremesas de fazer crescer água na boca…regado com um vinho do Dão, Vinha.Paz…e a lareira sempre acesa…
Quer-me parecer que isto não pode continuar assim e amanhã voltamos ao trabalhinho…mas estes momentos já ninguém mos pode roubar…

Thursday, April 05, 2007

Miragem

a lua

esquiva

ladina

cheia

candeia
na noite escura…




amanhece
em bailarinos
fugidios
vadios
flocos
loucos
no dia
que arrefece.