Tuesday, October 10, 2006

Apontamentos



















Fotos: Centro da cidade da Guarda, domingo 8/10/2006, 10h 30m ; à tarde, o cenário, repetiu-se.


Notícia da SIC, domingo, 8/10/2006
Tema:
Crianças e jovens impõem compras aos pais – brinquedos que, mal obtêm com o sacrifício do orçamento familiar, põem de lado, roupa e calçado só de certas marcas, telemóveis sempre os mais recentes da última geração. Porque querem. Porque os pais têm que dar. Porque os colegas também têm e eles também têm que ter para não ficarem traumatizadas – é uma geração de gente traumatizada – e têm que ter, porque sim. Ponto.

As mães cumprem as exigências (os meninos e meninas destes tempos não fazem a mais pequena ideia das dificuldades que os Pais atravessam; nem fazem nem querem saber, porque pedem, “a mãe diz que não pode, mas depois acaba sempre por dar” e dizem isto com uma desfaçatez como reis e rainhas não só da casa deles mas do mundo inteiro) como se não houvesse outra solução. As mães, que os Pais desapareceram das entrevistas: devem andar a ganhar mais e mais dinheiro para manter os caprichos dos filhinhos.

A jornalista compõe a peça:
na Escola, os educadores ( eu entendi , Professores) deviam criar nestas crianças espírito crítico …blá blá blá blá blá blá …
Eu, que já estava de orelhinhas afiladas para ver quando chegavam a este ponto, achei refinado, um requinte esta solução… E ri-me. Às gargalhadas. Sinto-me o bonequinho que uso no “Messenger”para simbolizar gargalhadas. O bonequinho aperta a barriga e deita-se no chão com as pernas no ar e rebola-se de riso…
Os Pais não sabem ( ou não querem ou não estão para se chatear – não ponho entre aspas porque esta palavra já entrou na linguagem corrente -) impor regras ou deixam que os filhos tomem as rédeas e decidam por eles … e os Professores , nas aulas , é que …têm que lhes ensinar… a não pedir o que os Pais não lhes podem comprar?!!! ai que risota !!! ai o bonequinho que se ri dentro de mim…

No comments: