Tuesday, October 31, 2006

Verão solto aos pensamentos...

O S. Pedro endoidou, trocou as datas, as estações do ano, não há quem o entenda. Antecipou-se ao S. Martinho, atirou-se de cabeça e tratou de colocar o Verão , mais Verão do que se fosse S. Martinho, pelos Santos. Para contentar os Santos todos.
Anda tudo a retirar as mangas curtas dos armários para onde tinham sido exiladas até à próxima que chegou mais depressa do que se contava...
Não vai durar, com toda a certeza, mas dá bem a ideia de que a confusão não passa só pela ordem não estabelecida cá da parvónia... tudo muda, tudo gira, e se põe em causa... embora haja gente, muita gente que acha que tudo é eterno e mutável apenas ao sabor dos seus desejos e arrogâncias...
Alarmados andam os cientistas todos com as mudanças climáticas, mas ninguém, nenhum deles prescinde das suas comodidadezinhas comezinhas pequeninas como qualquer um.
Em Espanha, querem penalizar as pessoas e famílias que gastem mais de 60 litros/pessoa, pelo menos tentam fazer algo de concreto. Aqui, por exemplo, em Coimbra, em vez de exigirem que os cidadãos utilizem os autocarros que pretendiam retirar do meio da cidade tanto trânsito, como andam vazios, não se encontrou outra solução senão acabar com eles. Assim , vamos longe, muito longe...
Não vi os Prós e Contras desta semana, passei por lá num zapping rápido e vi, dum lado, uma senhora com belo penteado e rico vestido às bolas com os seus congéneres. Do outro lado, não havia ninguém com vestido às bolinhas, o que não deve querer dizer nada. Ainda não percebi porque tanta gente se sente habilitada a dar lições de moral ou de vida a outra tanta, de um lado e de outro.
E os homens porque querem eles decidir num assunto de mulheres, se , normalmente, não querem decidir sobre (quase) nada que lhes diga respeito? Aliás, que decisões têm eles tomado ao longo dos tempos?
Num anúncio da televisão sobre uma marca de detergente que pretende aconselhar a poupança da água ( e isto não tem nada a ver com as bolinhas nem com lições de moral, mas podia ter) , a voz da criança anuncia um conselho " para a ajudar a poupar água" ... Para a ajudar? Para A ajudar??? A marca de detergente e os publicitários ignoram que já há imensos homens, pessoas do sexo masculino de várias idades, que já colocam roupa na máquina de lavar, que já sabem escolher o programa adequado e que a retiram da máquina e a põem na máquina de secar ou que a estendem num estendal? Nem é difícil, basta seguir as instruções... ( alguns homens que eu conheço que me desculpem, mas há outros que ainda... enfim...) .
Por estas e por outras é que ... cada um que decida , em foro íntimo, problemas muito delicados, muito mais que poupar água.
É bonito de ver as altamente colocadas reuniões de decisores do futuro da Humanidade... Sempre, quase sempre em primeira fila ( e segunda e terceira e quarta e por aí adiante) só fatos negros e azuis escuros e cinzentos... Ainda não há direito a primeiras filas coloridas?


São pensamentos soltos , ia dizer ao vento, mas a aragem do feriado de hoje nem sequer os leva para longe...
Esta manhã, a luz do sol coada pelo nevoeiro, brilha baça na beira serra...

No comments: