Wednesday, September 13, 2006

Pratos e talheres ou telhados de vidro ou cabeças pensantes

Não queria acreditar, mas juro que ouvi na televisão: os alunos de uma escola do 1º ciclo que têm que se deslocar da sua terra para outra ( adivinharam que a escola deles fechou?) em autocarro, também têm que levar os pratos e os talheres para almoçarem... nas mesmas mesas em que estudam. Veio o Presidente da Câmara ( seria? ) de Sernancelhe explicar que não sei que entendidos de não sei que Direcção Regional ( o Presidente(?) até se entaramelou todo para identificar tais personagens!!!) foi lá ver e viu que era possível comerem nessas mesas. Que é possível é, agora não sei se será pegagógico ou higiénico. Andam os Professores a ensinar às crianças , no Estudo Acompanhado, e não só, a importância de terem um local próprio para o estudo em casa , com todos e mais alguns conselhos e, afinal, as próprias instituições que deviam zelar por essas questões, acham que tanto faz! E escandalizavam-se as pessoas, ainda há bem pouco tempo, de que havia crianças a fazer os trabalhos de casa na mesa, onde, depois, a família tomava as refeições. Afinal , o grande problema não era esse ou seria?
A imagem da tv lá mostrava as criaturas com a pasta às costas e um saco com os pratos e os talheres à espera de um autocarro... Ninguém percebeu o triste ridículo a que sujeitam tais crianças, para já não falar no desconforto da situação? Por enquanto , Pais e filhos levam o caso na risota que não são risos de contentamento.
Mas a Exma Senhora Ministra da Educação andava por outras paragens onde as águas estavam calmas e serenas, porque, quando as pessoas nunca tiveram nada, qualquer coisinha é algo...
O antigo Presidente Américo Tomás também foi a Lagoaça lá pelos idos de 1968... a mesma que está encerrada ou a encerrar e nem sequer é para balanço...
Ao ler o jornal, encontro-me com a notícia acima:
In “Público” de 14 de Setembro de 2006, diz uma mãe e transcrevo: “Até pratos temos de mandar para Sernancelhe para eles comerem na mesma mesa onde estão durante as aulas” .
E diz o Presidente da Câmara de Sernancelhe e transcrevo:
“ No que respeita ao facto de as crianças terem de levar os pratos de casa para as refeições, José Maria Cardoso explicou que a ideia era que, « como as crianças estavam deslocadas da sua terra , se sentissem mais em casa». « Não foi para poupar dinheiro porque até temos uma empresa que oferece os pratos . Era uma medida simbólica.(…)»
Para reflexão…simbólica do estado das coisas por esse país.

1 comment:

vareira said...

Mas para que vais tu para o estudo acompanhado ensinar essas coisas!!!
Só dás trabalho!!!Dá-lhes cópias...dá-lhes cópias...