Tuesday, September 26, 2006

Filosofices...




Um jornal teve o atrevimento de publicar em primeira página a quantia da conta de telemóvel de Sócrates – duzentos e tal mil euros… Bem me parecia a mim que as ideias maquiavélicas que passam pela ideias de tal governo só podiam acontecer por muitas horas de insónia. E não só . De muitas horas ao telemóvel.
Eu disse Sócrates ? Disse Governo? Nada disso: acho que a conta era do filósofo Sócrates , o da cicuta e era uma metáfora…Eu creio que nem sequer li nenhuma notícia deste género . Foi tudo pura imaginação!


Pergunta:
Como é que a presença de quinze/ vinte Professores na Biblioteca e outras salas de uma Escola contribui para o sucesso escolar dos alunos que estão nas suas aulas regulares ou de substituição???

Já dei muitas voltas à cabeça e só me vem à mesma cabeça aquela frase antiga/ provérbio/dito/ditado/refrão popular “ Um burro carregado de livros é um doutor” …
Mas não condiz bem com a questão.

Será que, por osmose, a presença de tanta competência e sabedoria por metro quadrado em certas horas terá algum efeito benéfico?


Depois também me veio à lembrança o verso” rei fraco faz fraca a forte gente” ( Luís de Camões) , mas eram ditos do sé c. XVI…outra época…

Eu escrevi alguma coisa acerca da presença dos Professores nas escolas? Nem pensar! Tudo corre às mil maravilhas: os alunos sabem todos escrever sem erros, com pontuação adequada e têm uma imaginação prodigiosa... Os outros , poucos, que têm algumas ( pouquíssimas!!!) dificuldades, com as Aulas de Apoio Pedagógico ficam uns craques... De qualquer maneira, passam todos... Só os Professores têm que se esforçar ... MUITO!

Outra pergunta:
Se é tão difícil aos ( à maior parte dos) jovens conseguirem, por mérito , um emprego e andam sarapantados que nem sabem já onde procurar, como é que querem que se casem ( juntem , acompanhem , etc…) e tenham filhos , sem emprego e sem dinheiro? Há coisas que não entendo , nem que o mais pintado mo explique…


Foto: Alameda de Sto André, Guarda

No comments: