Tuesday, September 19, 2006

Devagarinho, o verão...


Vinte e quatro graus, quinze horas.
Chego à janela e espreita-me o sol e é quanto me basta para me vestir de boa disposição.
(Sim! Que, para mim, os dias enevoados e nevoentos são um pesadelo. Bem posso repetir para os meus botões que o Sol lá está no seu sítio a lançar os seus raios amarelos para a terra, mas nada me convence a não ser ele próprio sol a brilhar. )
Se estiver sol, já nada me complica com o sistema nervoso, por muito que tentem as circunstâncias e as invejas da vida... Sei que é uma mania como muitas outras, mas é assim. E se estiver uma temperatura tipo manguinha curta ou uma camisolinha é o ideal...
Vou egoísta pelo caminho fora e não quero saber de nada...
Parece que até houve ontem um Prós e Contras ( Fátima Campos Ferreira anda amordaçada? quer dizer , eu só pergunto a propósito de outros "Prós" , que Contras não existem em Portugal , tudo alinha pela mesma Cartilha; ainda se poderá perguntar, por enquanto, que o rumo que isto leva... cala-te boca!) sobre Ensino , Educação e outros "palavrões" que tal e tudo foi tão pacífico ....... Esperava ver no Abrupto do Pacheco Pereira umas palavras sobre o assunto, mas , para já, rien... de rien...
O Papa Bento XVI ( ainda não percebi por que razão não é Benedito como em Espanha e Itália, por exemplo; li uma explicação - quem me manda a mim ler tanto? e pensar outro tanto? - no Ciberdúvidas , mas não fiquei convencida ( pois, também é verdade que não sou fácil de convencer! dizem...) continua a explicar-se e reexplicar-se... Já uma pessoa não pode dizer o que lhe apetece, filosofar, falar entre pares, intelectualizar ( esta ocorreu-me agora, não sei se existe?!) Tem que guiar-se pelos padrões islâmicos? Ainda não entendi esta!
Vem também um furacão a caminho dos Açores, nem o anticiclone lhes vale... Mas a Protecção Civil sugere ( SUGERE???) estas e aquelas precauções de alerta vermelho. Enquanto a protecção Civil , perante um alerta deste tipo sugere ( tão queridos!) , uma Coordenadora de Acção Educativa ( ainda existe isto?) lá para as bandas do Norte ( seja lá o que for que Norte quer dizer ) ameaçou uns pais ( mais mães que os pais não se metem muito nestas questões, as mães é que sabem de educação, ai que veneno estou hoje! ) de mandar a GNR ir buscar as crianças que há oito dias não aparecem na escola ( a outra, porque a deles ali está na fente da imagem toda linda e fechadinha, mas ninguém vai lá explicar coisa nenhuma, que era apenas o que as mães pediam, que alguém explicasse alguma coisa) , GNR que, muito bem diz que só o Tribunal lhes dá ordens... Valha-nos ao menos isso!
Lá voltei em força aos parêntesis!!!
Não é mesmo um belo dia de sol?
Entretanto, todos os caminhos rodeiam, sobem e descem, tudo à sombra da Torre de Menagem.
Em Espinho, caminha-se perpendicularmente
paralelamente
ao mar...

Foto: Sé Catedral da Guarda, vista a partir dos " balcões" da Praça Velha.

No comments: