Saturday, January 27, 2007

O frio com Tlebs dentro...


Três graus negativos, pelas onze horas da manhã... e o frio a zunir-me as orelhas doridas do vento gelado. Tenho que arranjar um garruço quentinho, se isto continua assim... Como se não bastasse este tempo agreste para me gelar o corpo , ponho-me a ler o jornal "Público" , diante de um café quentinho e fica-me gelada a alma... Eu bem tinha prometido a mim própria que não ia falar mais deste assunto que até me causa urticária ( em sentido figurado) , mas ... lá estava na página 22, canto inferior direito, se calhar para niguém ver:

"TLEBS só será suspensa em 2007-2008

O secretário de Estado adjunto da Educação precisou ontem que a experiência pedagógica associada à nova Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário ( TLEBS) só será suspensa no próximo ano lectivo.

Em declarações à Lusa, Jorge Pedreira esclareceu que a portaria que será publicada em Fevereiro só terá efeitos práticos em 2007/2008, ano em que "não vai realizar-se a experiência pedagógica com os alunos, já que não há condições técnicas para isso ".

Na quinta-feira, Jorge Pedreira tinha afirmado à Lusa que no próximo m~Es seria emitida " uma nova portaria a suspender a experiência pedagógica da TLEBS", sem nunca referir que a suspensão só entraria em vigor no próximo ano lectivo."


E a notícia prossegue em mais dois parágrafos.


Eu não sei se a notícia dá para rir ou para chorar, se para uma pessoa se revoltar...


Numa busca rápida na net, verifico que má-fé significa "intenção de prejudicar alguém; falsidade; deslealdade;"


Espero que o meu médico nunca me receite um medicamento que não tenha sido experimentado e certificado. E, no mínimo, espero que, quando dê conta que o medicamento não está certificado, mo retire imediatamente .



7 comments:

Alda Serras said...

Olá, chequei aqui através do blog do Antero e fiquei pasma com esta novidade. Então sabemos que vai ser suspensa e vamos continuar a ensiná-la? No próximo ano dizemos aos alunos: olhem, aquilo que vos ensinei o ano passado já não serve, afinal já não é assim outra vez. Haja bom senso!

Jorge P. Guedes said...

Segundo o que diz o Público, a aplicação desse arrazoado está suspensa para 2007/08, o que implicalogicamente a sua suspensão neste ano. Mas como já se começou...
Enfim, é o resultado das experiências destemperadas e irresponsáveis.
Agora, cada um faça como quiser, neste ano???
Francamente nem sei que diga!

Um bjnh.

P.S. Falas do meu ratinho como cursor. Queres um boneco? Diz-me o que preferes e envio-te o código e a maneira de o colocares no teu blogue. Ou, então, dou-te o nome dos sites e vais lá tu escolher.

soledade said...
This comment has been removed by the author.
soledade said...

Em 3 semanas, ficámos a saber, por declarações "não contraditórias" de altos responsáveis do ME:
- que a TLEBS era para continuar
- que TLEBS (generalização e/ou experiência generalizada, isso nunca ficou muito claro)ia ser suspensa ainda este ano, por portaria a sair em Fevereiro
- que o disposto na tal portaria a sair, afinal só entraria em vigor em 2007/2008
- que nenhuma das anteriores proposições entrava em contradição.

Olha, rendadebilros, se calhar foram os meus neurónios que congelaram, mas nada disto faz sentido. E estou cansada e saturada e engripada e deprimida. Não dá para trabalhar assim.
Protege-te do frio!
Bj, boa semana

Kalinka said...

E…aconteceu o jantar da comunidade blogueira.
Telefono e encontro-os ali na esquina
Apresentações, trocas de palavras
Confessionário do Dilbert, FairyFolk,
Choninha e marido.
Frio, muito frio, convida:entra no carro
Esperamos…
mais um telefonema
Todos querem saber como lá chegar
Todos ansiamos pelo encontro
Uns já lá sentados à mesa enorme
Esperando e questionando-se:
Quem são os novos bloguistas?
Da curiosidade fez-se realidade

...continuação lá no kalinka.
Beijos e abraços.

rendadebilros said...
This comment has been removed by the author.
rendadebilros said...

Soledade
E lá fui ter outra vez ao dia 26 de novembro ( no teu blogue); de vez em quando, acontece assim, não sei porquê!
Deixo-te aqui uma palavrinha: pois o melhor é cuidarmo-nos muito que o frio está para durar e com estes governantes também não vamos longe , temos que ter muuuuuita paciência...
Um beijo e boa semana...