Tuesday, December 26, 2006

"Magusto da Velha", Aldeia Viçosa ( Guarda)







Tradição do século XVII, o "Magusto da Velha" em Aldeia Viçosa, concelho da Guarda, data de 1698. Uma Velha ( uma mulher abastada, de que ainda não se conhece o nome) deixou à freguesia uma herança de 24 escudos e 60 centavos. Esta herança permitia ( permite) ao povo, no dia 26 de Dezembro de cada ano, comer castanhas que, lançadas da Torre Sineira da Igreja Matriz para o adro, são assadas no fogo do Natal. Em troco, a Velha exigia que, um dia ao ano, o povo lhe rezasse um padre nosso.



As «cavaladas» tinham por objectivo impedir que uns apanhassem mais castanhas que os outros.
( Livro de Usos e Costumes da Igreja do lugar de Porco - Ano de 1698)

9 comments:

Jorge P. Guedes said...

Estas são as tradições que fazem de um povo, povo! Por mais globalização e mistura de usos e costumes que nos possam trazer os próximos tempos, enquanto houver quem vá transmitindo estes costumes, um povo será sempre diferente de outro.
Divulguem-se, pois!
Creio ter visto há dias na TV uma referência justamente ao "Magusto da Velha".

Fizeste bem trazê-lo ao teu espaço.

Um bjnh.

vareira said...

Adoro tudo o que seja tradição.Acho que por estas bandas já nada tem significado...por isso ainda anseio por encontrar o sítio onde me sinta em plena comunhão com as belas tradições do nosso povo.
Tenho o sonho...de um dia ser rica de dinheiro!!! e poder andar de terra em terra a conhecer todas as festas,cantilenas e poemas do povo deste Portugal...Sonhos!!!

rendadebilros said...

Viste, viste na TV e nos jornais... dia 26 e 27 !!!
Eu, quando tenho o teu apoio , fico logo com o dia ganho.
bem hajas!

Anonymous said...

Ah velha danada, fosses tu quem fosses, animas o Natal na Aldeia Viçosa - Porco - numa tradição que faz correr e rir, que nunca se esquece, que passa de pais para filhos, numa autenticidade adaptada aos tempos. E Passarinho? ....resta a homenagem de quem já viu uma festa autêntica e única no coração da Serra da Estrela, em pleno vale do Mondego e Concelho da Guarda.
Cuidado ao apanhar as castanhas....
José Domingos
jornalista

Anonymous said...

Jornalista? Licenciou-se onde, se me permite?

Anonymous said...

I'm sure the best for you [URL=http://e--store.com/]coach outlet online[/URL] suprisely gDCuwByn [URL=http://e--store.com/ ] http://e--store.com/ [/URL]

Anonymous said...

purchase [URL=http://e--store.com/]gucci online store[/URL] and check coupon code available rDbuwRvj [URL=http://e--store.com/ ] http://e--store.com/ [/URL]

Anonymous said...

click to view vOSYUwLc [URL=]burberry store[/URL] to take huge discount RCtUOHyB [URL= ] [/URL]

Anonymous said...

must look at this xrGdZSKD [URL=http://www.replica--designerhandbags.weebly.com/]cheap designer handbags[/URL] for more detail VQNqJTul [URL=http://www.replica--designerhandbags.weebly.com/ ] http://www.replica--designerhandbags.weebly.com/ [/URL]