Wednesday, November 01, 2006

150 anos dos Caminhos de Ferro






















Os 150 anos dos Caminhos de Ferro em Portugal trouxeram-me à memória as minhas viagens de comboio. A automotora vermelha e branca de S. Martinho do Porto, as deslocações das férias grandes de qualquer sítio onde nos encontrávamos até Aregos ou Mirão ou Ermida, e regresso, com o ritual da contagem dos volumes todos não sei quantas vezes pelos meus pais. As viagens de um lado para o outro, traçado no nosso itinerário de vida. Os volumes eram as seiras, as cestas, as malas e as crianças, nós próprias, primeiro duas e , depois, três. Os volumes tinham vida própria , além de serem contados e recontados como soldados nas estações e , posteriormente, já dentro das carruagens. A minha mãe entrava primeiro com as crianças e o meu pai, do cais, passava-lhe pela janela grande, larga, escancarada os volumes todos um a um. Agora não se podia ter feito isso, que são todas superfechadas. Só depois , entrava ele, numa confusão de vozes, gestos e gritos no meio da Estação, espectáculo digno de ser visto. E a viagem começava, continuava até ao destino envolta em mil e uma peripécias.

As crianças cresceram e andaram em outras viagens.
Onde estavam elas há cinco anos?

2 comments:

vareira said...

A primeira coisa que nós faziamos quando se entrava de férias era ir ao Porto de comboio.A minha mãe fazia questão de nos levar...era o início não muito recheado de dinheiros das férias grandes.

LUA DE LOBOS said...

eu lembro-me da estação de Paço de Arcos com umas trepadeiras lindissimas de "campaínhas" azuis arroxeadas que me deixavam extasiada... cada vez que as vejo noutro sitio, regresso à infancia :)