Friday, July 09, 2004

azul

Manhã lindíssima, serena e azul! Café no sítio de costume, passeio pelas ruas do costume, jornal, o do costume, bebido com o sumo de laranjas espremido ( não exprimido) no momento, servido com a simpatia do costume! Dei então de caras com o “escrito” do Rui, esse! O Baptista! Texto ali colocado a seguir à programação das Tvs como quem não quer a coisa! Na “ mouche”! Sobre as conferências de imprensa do Euro e não só! Onde isso já vai!!! Só me surpreendo porque vejo que não estou só! Quer dizer, sempre houve alguém que viu nas Tvs o que eu vi: os jornalistas noutro papel qualquer , uma subserviência que eu , nem de perto nem de longe, podia imaginar, tanto mais que uma pessoa muito próxima me diz vezes sem conta que o jornalista tem um código e que não pode dar pareceres nem opiniões nem ter emoções nem assim nem assado etc e tal ! E eu , a vê-los – os minutos que via, porque , a certa altura, já nem os podia ver nem ouvir! Era saturante! – bajulando... até as palavras levavam mel, cuidado para não traumatizar os “ meninos” , para não os pressionar , para não fazer nada que lhes altere o sistema nervoso...E até o “nosso” poeta Manuel ficou alterado , mas aí é a sua alma de poeta e os poetas podem usar e abusar da sua liberdade poética, está estipulado , fica-lhes até bem! E a notícias, horas sem fim, que não sei onde os jornalistas(?) foram inventar tanto fait divers tanta energia para tanta hora de emissão, é preciso ter imaginação, reconheça-se! Agora, devem ter ido para férias, espero que, a continuar assim , dava-lhes uma coisinha má! E o sr. Seleccionador, o que dizia , o que fazia com a sua habilidade de psicologia ou de linguagem ou de linguagem psicológica!!! E se fosse um português a dizer aquela palavras? Se fosse um seleccionador português a dar aquelas “pistas” quem é que lhe ligava , quem é que tinha acorrido ao chamamento, quem tinha achado todas as suas ideias o máximo? Pois é! Mais uma vez santos da casa não fazem milagres!
Mas agora anda o PR , esse mesmo , com a cabeça em água, bem pode emocionar-se que deve estar com um nó na garganta... Como os portugueses já começam a ir para férias ( ainda terão dinheiro nesta altura do campeonato?) , a decisão até pode passar despercebida! Acho, acho...em Setembro é que vão ser elas! Pode ser que me engane!
Só sei é que há duas pessoas hoje em Barcelona que se vão fartar de falar do Euro – outra vez!!! – das bandeiras , do FanPark, do desgosto do 1º jogo , aquela falta de garra , da euforia dos jogos seguintes, das penalidades, do guarda-redes Ricardo e da final , aquele caminho que parecia tão bonito , que já se via cheiinho de verde e vermelho cintilante, mas em que os “artistas” – agora também já se pode dizer!( como diz o outro no jornal!!!) – não mostraram o tal espírito vencedor ( nem sequer todo o mundo de língua portuguesa unido os motivou) que se esperava! E falarão da “crise” e resolverão ali, junto à praia de Barceloneta, o futuro do país... O PR devia pedir-lhes a opinião e ia ver como são sábias!!!
Já sei ... a mania de colocar parêntesis na escrita tal e qual como quando falo é muito aborrecida... que hei-de fazer? É um vício!

No comments: