Saturday, May 27, 2006

Caminhar

Não fui dar a minha voltinha à hora do costume , por causa do calor estival , mas, depois, as nuvens esconderam , pretenderam esconder o sol e eu achei que a temperatura estava óptima para caminhar! (Agora já não se diz passear, só caminhar- esta palavra implica, suponho, actividade, passear é de gente que não tem que fazer, então toda a gente faz a sua “caminhada” , ninguém dá um passeio…) Mas não estava, continua um calor de trovoada, espesso e irrespirável. Para cúmulo, embora ande a tentar minorar as marcas em bico e as riscas, resultado da exposição solar da semana passada, isto parece não ter conserto nenhum. Assim , ando numa angústia: não sei se devo cobrir o corpo todo desde a goela até às pontas das unhas, se andar “à Verão” toda fresca, correndo o risco de arranjar mais uma colecção de marcas tipo sol/sombra… Enfim , lá fui, mas não era eu a única, o que não sei se é bom se é mau, nas circunstâncias: à minha frente, um homem, a mulher e a vizinha. Não sei se andavam a conversar passeando se a caminhar conversando. Cada um com o telemóvel na mão, o que é fantástico… Fantástico não poderem prescindir do telemóvel enquanto vão ali e já voltam. Pus-me a pensar que assim é mais prático. Poupam o trabalho de ter que explicar por que razão não trazem com eles ou não têm telemóvel. Ninguém se convence que uma pessoa normal pode ter optado por não ter telemóvel. Como pode ter optado por passear em vez de caminhar. Pode ainda ter organizado tão bem a sua agenda profissional ou outra que tem tempo para tudo, em vez de andar em stresse , mas , nesses casos, também não é normal : Normal é querer fazer em 24 horas o que nunca se faria em setenta e duas horas para andar a correr e , como é de bom tom, dizer que não se tem tempo para nada, que nunca se senta para nada, que não pode esperar por isto ou aquilo, que , por isso mesmo, tem sempre desculpa para chegar com atraso a todo o lado… Também ninguém se convence que uma pessoa normal opte por não ter filhos ( claro que tudo se avoluma e as razões ainda são de um âmbito mais misterioso e escandaloso se se tratar de uma mulher, para os homens inventam-se muitas vezes razões mais nobres para os mesmos actos e atitudes) , opte por não casar, opte por não ter carro, opte por uma vida diferente e escolhas diferentes dos quase todos os nove milhões…daquele país com população igual a S. Paulo, Brasil…
Estas reflexões são produto do calor de trovoada: também ninguém me mandou andar a caminhar ( caminhar é a palavra do tempo da minha avó!!!) a uma hora destas, devo ter ficado com os miolos fritos… Para a próxima, vou antes passear mas pela fresca, e, se alguém se escandalizar por eu andar a passear em vez de caminhar, …continuo simplesmente a passear…

No comments: