Wednesday, February 22, 2006

"A minha pátria é a Língua Portuguesa" dizia o poeta

E , como se não bastasse este atropelo contínuo aos meus direitos de trabalhadora no ensino a caminho dos trinta e três anos de serviço …foi preciso chegar a esta idade para ( aos 10 anos in Vinhais, Vila de Trás-os-Montes lá longe no ciminho do mapa meias portas com o país “hermano” decidi que havia de ser professora de português e francês e, nesse tempo, com apoio e sacrifício de todos , consegui e continuo a ser apenas de português e gostava , gostava tanto…gostava … ainda gosto, só não gosto da escola, odeio ir para a escola, já nem posso ver a escola nem a biblioteca nem a sala de informática nem os corredores onde passo horas perdidas da minha vida) me dizerem de quadrantes vários que sou uma malandra nunca trabalhei nada que se visse e que tinha que ficar de castigo seja lá onde for com os alunos uns quaisquer é só esperar pelo leilão quer falte o professor de música de moral de educação física de físico química de matemática e depois ficar exausta e triste e sem voz já nem sei se se anda a ressentir mais a voz ou a alma; não, mesmo assim, com o risco de ficar sem pio, a alma anda muito mais danificada… Dizia eu: como se não bastasse este atropelo contínuo aos meus direitos de trabalhadora no ensino a caminho dos trinta e três anos de serviço, agora parece que vem a caminho outra invenção por mãos do ME e Associação de Professores de Português e a Gramática de Lindley Cintra e Celso Cunha parece que vai ter que ser deitada para o lixo – isto a propósito da TLEBES leia-se Terminologia Linguística para os Ensino Básico e Secundário e leia-se também a opinião de Maria do Carmo Vieira in Público intitulado “ Até quando abusarão da nossa paciência? “ não sei a data – e , em vez de se investir mais no ensino da leitura e escrita e interpretação que até as comissões do estudo do sucesso da matemática dizem que o que faz falta é saber ler e interpretar (mas creio que interpretar está fora de moda há tantos outros interesses para além da interpretação…basta ter Internet na escola o sucesso está garantido…) vai chegar a nova invenção já me repito parece que também estou a endoidar que é esta terminologia nova e não tarda os alunos não vão saber quem é Luís de Camões nem Os Lusíadas que é muito chato mas vão saber – estas informações visam uma certa pessoa que me lê na capital – que os adjectivos qualificativos vão ser “subdivididos em adjectivos de possibilidade , e adjectivos derivados de uma base verbal e que podem ser parafraseados pela expressão que pode ser Vpp, sendo Vpp para a forma do particípio passado da base verbal derivante” e adjectivos relacionais … Estes exemplos foram retirados do artigo referido mas há mais muitos mais ( podem ser lidos na tal TLEBES) quantificadores, nomes contáveis, não contáveis , humanos e não humanos , animados e não animados, quer dizer vai ser uma animação … se nos dias que correm já é uma vitória que os alunos identifiquem substantivo ( até tinha passado a ser nome para que as crianças não ficassem traumatizadas… e agora…) e adjectivo sem hesitação , com tanta variação não sei não…eu acho que isto vai ser uma moda e enquanto sim e não vai andar tudo às aranhas com muita acção de formação …Eu já decidi. Lembram-se da moda da gramática generativa e das arvorezinhas tão lindas? Eu ignorei…é o que eu pretendo fazer…com as TLEBES , TLEBE para ti também…
OK abusei dos parêntesis e engoli muitas vírgulas mas quem quiser entender-me entenderá assim mesmo…
Ah ainda me ficou só mais uma dúvida: as gramáticas vão ter que ir mesmo para o lixo isto é tipo algum índex da Inquisição? ( em todos os domínios da vida não " se deita nada fora", aprende-se mesmo com os erros... mas parece que a nível da língua e da gramática, em Portugal a soberba é tanta que se quer arrasar tudo para construir de novo não se sabem bem o quê...) E – só mais uma duvidazita que a terminologia nova é clara como a água… turva como aquela que corre ( corria) nos rios quando há ( havia) uma tempestade violenta – os dicionários , aqueles que referem que água como sendo s. f. substantivo feminino vão ser todos atirados para o lixo também? Vão elaborar novos? como vai ser água? vai ser um substantivo contável ou não contável , animado ou não animado? E a água que corre nas torneiras que é contada no contador da empresa das águas já é contável? E se estiver parada num tanque é não animada? E se correr numa catarata? Já é animada?
Disse o poeta " A minha pátria é a Língua Portuguesa" não disse nada sobre a TLEBES ...
Ah só me falta acrescentar por agora que parece que um dos dois maiores anseios dos pais de crianças e jovens deste país: que eles aprendam estas novas TLEBES... a outra grande e profunda ansiedade é que os seus filhos, tenham eles seis anos, em particular estes, ou dezoito passem trinta e cinco horas na escola ... leram bem: seis anos , uma criança , trinta e cinco horas ... e mais disciplinas... eu ouvi isto ontem num programa da DOIS dito na maior das calmas por um senhor do PS...

No comments: