Saturday, April 15, 2006

Semana santa

Estou a escrever " semana santa" e a pensar que , para a maior parte das pessoas, esta expressão é ( está) desprovida de qualquer sentido, é daquelas expressões que se dizem por dizer , já vazias do seu primeiro conteúdo... creio que os turistas portugueses e outros que se passeiam dentro e fora dos seus países só lhe atribuem um... sentido: férias, fim de semana prolongado e sinónimos...especialmente os "nossos" deputados que acabaram por meter água: não combinaram lá muito bem aquela história das faltas na quarta-feira passada, quer dizer , não combinaram nada, podiam ter combinado que era um dia corriqueiro, normalzinho SEM votações, pois , caso não tivesse havido votações, não tinha havido necessidade de quorum e , assim, ninguém tinha dado conta de nada... Claro que , além de lhes cair tudo em cima ( e eles ralados com a sua família bem sossegados na praiinha da praxe a bronzear...) , a Comunicação Social acaba sempre por atacar todo o bicho careta e creio que têm sempre na manga aquela peça sobre o número de dias que cada um dos portugueses trabalha que são sempre pouquíssimos ( ainda não percebi por que razão o país já não fechou por falência dado o tão apregoado pouco tempo de trabalho por ano...) , contam logo os feriados e acrescentam-lhes as "pontes" e fazem umas contas rocambolescas que eu fico sempre "bouche bée" e penso logo em telefonar para todas as televisões ( depois dá-me a preguiça ou o comodismo ou seja lá o que isso se chama e não telefono) , mas, desta vez que eu ia mesmo telefonar, pararam a tempo, quer dizer , ficaram só pela contagem dos feriados em Portugal...não acrescentaram como é hábito que nos outros países é assim e assado e por isso é que os seus países e a sua economia e etc. vai de vento em popa, mas arrependeram-se, de contrário, desta vez, ia dizer-lhes que se informassem melhor, que só na vizinha Espanha têm mais feriados que eu sei lá...e , em cada feriado, acoplam-lhe sempre umas tantas "pontes" e parece que não acontece nada de mal à sua economia...ele é feriado do Dia da Bandeira, do Dia da Constituição, do Dia de S. José, do Dia de Reis , mas entretanto gozam também o do Natal e o do Ano Novo, e todos os feriados religiosos que nós por cá celebramos, claro! e na Páscoa estão toda a semana de " vacaciones"... Ah ! ainda alguém se lembra de que já foi feriado no Dia de Reis? ... Agora vêm dizer-me que estou a sonhar, eu acho é que as pessoas se esquecem de tudo muito depressa... ou então tenho eu uma cabecinha que não se esquece de nada... também é isso... Como é que sei? Porque vejo as notícias de " nuestros hermanos", aliás, desde que o António Mega Ferreira escreveu na " Visão" de 6 de Abril de 2006 e transcrevo " Que me dá a mim que uma criança nasça em território espanhol ou português, desde que nasça bem , sãzinha e rodeada de todos os cuidados?", eu penso que tem razão... " ... que me importa a mim para onde mandar as crianças à Escola, pôr o dinheiro no banco, cuidar da saúde, pagar os impostos, ir passar férias etc. etc. etc. etc. etc.. se em Espanha os professores tratarem bem das nossas crianças os bancários tratarem bem do nosso dinheiro os médicos tratarem bem da nossa saúde os governantes usarem bem o dinheiro dos impostos e etc etc etc etc por que diabo não nos mudamos todos para lá?... onde até é mais barato comprar casa e carro, e a gasolina por exemplo? Nem se percebe porque é que já não fazem isso há mais tempo... Nem sabiam os espanhóis que era a sua obrigação: tratar dos portugueses...
Enfim! Isto tudo para dizer que algumas pessoas em algumas terras ainda se lembram de que a Semana é Santa, excepto lá para os lados de Olhão que, por causa de uma procissão - não sei os pormenores!!!- incompatibilizaram-se com o padre e andou tudo à " batatada", com uma devoção invulgar... E, para acrescentar que , por estes tempos de confissão e arrependimento, com os novos pecados inscritos no livro dos erros dos católicos, não se esqueçam de se arrepender das horas que passam a ver televisão sabe-se lá a ver o quê..., a navegar na net sabe-se lá fazer o quê ou a ler jornais em excesso que publicam por aí umas notícias terríveis...
E atenção, que , com o aparecimento do Evangelho de Judas, pode haver muito boa gente que pode querer estudar mais os Evangelhos , este e os outros todos que nos foram encobrindo através dos tempos...
Remato: aqui , onde me encontro ( tive notícias de outras paragens, em lugares de outras procissões e está calor!!!) chove, o céu cinzento de semana santa !!!

No comments: