Saturday, March 31, 2007

Ementa




Arroz de lampreia
para quem aprecia a ideia
lulas e robalo
escalado
grelhado
tudo regado
a verde da região
e conversas de ocasião…

em fundo de postal
os moinhos e o mar
de profundo cinzento
e agreste o vento
a soprar…



Tuesday, March 27, 2007

Pôr-do-sol hoje


Corre um rumor
de neve
vindo da serra...
um esplendor
de fogo
mergulha na terra...

Monday, March 26, 2007

Lembranças...


Há seis anos, andávamos nós a passear por York. No dia anterior, mudara a hora, mas só demos conta vinte e quatro horas depois. Nós bem sentíamos que andávamos um bocado lentas em relação às outras pessoas: queríamos almoçar, quando os outros já lanchavam, depois de um belo passeio por um grande parque com patos que teimavam em ficar nas fotos todos contentes, lanchámos à hora de jantar e, quando quisemos jantar, encontrámos os restaurantes fechados e achámos que, como era domingo ( de Páscoa) tudo se tinha recolhido cedo, porque , no dia seguinte era dia de trabalho. Nem o facto de já ter passado a "happy hour" no Bar do costume, nos fez reflectir sobre a questão das horas. É o que dá andar de passeata longe das preocupações, das notícias, quase fora do circuito normal do mundo... Valeu o telefonema da manhã de segunda à hora já regulada para não perdermos o autocarro para York ( ou foi para Liverpool???) ... Ontem, andei à hora exacta ( a chamada hora de verão), mas não passeei pelo Parque em Manchester com os patos atrás de nós para ficar nas fotos. Estive apenas na Praça Maior, em Ciudad Rodrigo, numa esplanada e parecia Verão.

Saturday, March 24, 2007

Dança da hora


Sem mais comentários que hoje só tenho os sentidos despertos para a Primavera!

Friday, March 23, 2007

Papéis

Ando
de cabeça
perdida
amachucada
com papéis...
e a vida
apressada
em passos
cruéis
a correr
lá fora
sem esperar
por mim,
arquivada
entre o inútil
e o vazio...

Monday, March 19, 2007

Pequeno conto em que entra um Pai

Lá por 1942, a tia Conceição do Outeiro ( S. Tomé de Covelas- Baião) perguntava ao Manuelzinho de Vinhozinhos, rapagão dos seus dezanove anos, negociante de castanha, por que razão permitia ao irmão mais novo ir namoriscar, se ele é que estava em idade de namorar. A resposta foi rápida e breve: - Estou à espera da sua filha!
A filha da tia Conceição, rapariguinha dos seus doze-treze anos, mexia, indiferente, nas brasas da lareira... A Mãe riu a bom rir.
Oito anos depois, por um frio mês de Fevereiro, a rapariguinha casava com o rapagão... ! Ela é a minha Mãe e ele , o meu Pai!!!
Quando lhe telefonei hoje, à hora do almoço, percebia- se apenas a alegria de ter a tal rapariguinha ao seu lado e de lhe chamarem Pai!!!

Saturday, March 17, 2007

Flagrantes

A mãe desce a rua , com a filha pequena pela mão.

Uma mulher passeia com o cão enorme.

De mochila às costas, o turista caminha em direcção à porta da Sé.

O rapaz volta-se e lança com o olhar um piropo extasiado à jovem que passou, com o umbigo à mostra.

Na Praça, duas garotas andam de patins em linha.

As zonas de peões continuam a ser ruas com trânsito incessante, autorizadas umas, outras proibidas, onde condutores passeiam entre os obstáculos como se de uma gincana se tratasse.

(Des)constroem-se rotundas lá mais abaixo.

Passa um calmo desassossego de Primavera pelo jardim.

Sunday, March 11, 2007

Primavera


Espelham-se
nos lagos
menores
as folhas
branquíssimas
pequeníssimas
dos agriões
e meruges

as urzes
brilham
nos montes
lilases

vivazes
as mimosas
frondosas
amarelas
de flores

as cores
dos malmequeres
minúsculos
pontículos
vibrantes

exuberantes
de rosa
vestidos
na calma
da tarde
os pessegueiros…

Thursday, March 08, 2007

Torre de Menagem


O Sol
atravessa
a aragem
fresca
no azul
puro
onde se acolhe
a torre
de menagem
colagem
de outrora
em tempos
de agora.

Tuesday, March 06, 2007

Manhã

Manhã
de andar
barata
tonta
patarata
escada
acima
abaixo...

a chuva
pronta
desce
a calçada
empedrada
de tristeza...

a manhã
arrastada
sem sentido
perdido
o tino
entre palavras
à toa
soa
sem tom
nem som
por entre
os dedos
escorregadios
de um tempo
sem volta...

a manhã
desliza
devagar...

Sunday, March 04, 2007

4 de Março



A primeira vez que a vi estava ela, morena e linda, muito pequena ( continua morena e linda , mas nada pequena) nos braços da minha/nossa Mãe... ( Depois, passámos a andar lado a lado, nas fotos e tudo!!!) Eu , encantada!!! Ai há tantos anos ... e, em sua honra, republico o post do ano passado, mesmo dia e mês, evidentemente!




Hoje é o dia em que, todos os anos, mesmo depois de tanto ( ou tão pouco?) tempo, recordo sempre com uma ternura intensa aquele rosto moreninho entre lençóis brancos e, como num clique, vêm à memória imagens e momentos de uma vida!!! … uma praia imensa, só para nós, de Verão e de Inverno, numa baía em forma de concha que vim, mais tarde, encontrar, com espanto, nos livros de Geografia… um livro pequenino, fininho, maneirinho que ainda hoje possuímos que falava da vida do José do Egipto e de sonhos, muitos sonhos misteriosos, .. as fugas para ver a Amália cantar o fado numa televisão, a preto e branco, outro objecto encantado na época, que até se via perfeitamente uma mosca passear no xaile da fadista, …a mudança da praia para a terra, no interior junto ao Douro, gelada, no Inverno de neves abundantes e com um pão de sabor estranho, e de laranjas doces no Verão ardente , … as cambalhotas no ferro do portão da D. Emilinha, …o nascimento da mana mais nova, outro mistério cheio de silêncios e deslumbramentos, … e outra mudança e novas vivências … tantas mudanças e lembranças e vivências diferentes que devíamos ter ficado traumatizadinhas de todo, à luz das psicologias actuais, e nada , cá andamos inteiras por estas andanças da vida… até sobrevivemos aos exames ( alguns até repetidos pela morenita, devido à esperteza de jovens “ inteligentes” de esperteza saloia , por casualidade da terra onde agora vivo, que roubaram e venderam uns tantos exames) e – concluo, por hoje, estes “ recuerdos” com esta nota pitoresca que o dia tem tido o céu bastante cinzento e de “cinzentura” chega - … recordando aquela noite de piquenique de suspiros grandes lindos e dulcíssimos em que nos embebedámos de risadas abafadas e de chá sem açúcar …Ah! Também ninguém acredita – como a memória é curta e o tempo passa depressa ou vice-versa!!! – que este dia foi já feriado nacional para comemorar a data de nascimento do Infante D. Henrique , o da Ínclita Geração …



Hoje, como há um ano, floresceu, num vaso da varanda, o primeiro narciso marelo...

Friday, March 02, 2007

Progresso




Um dia destes, as pessoas já se esqueceram das árvores...


como se esqueceram das quintas, das casas, dos tanques cheios de água, dos muros, das paredes, das vidas que entre eles habitaram...


um dia destes, vão crer que nunca habitou aquele espaço nada a não ser um Fórum cheio de lojas, cafés, estacionamentos, cinemas ( espero, o que já não seria nada mau!!!)


um dia destes, quando se estiver naquele lugar, será como se ninguém antes tivesse passado por ali...


é o Progresso....


e das árvores não rezará nenhuma história...