Wednesday, June 28, 2006

Andar nas nuvens...


Já decidi que não gosto muito da aragem do Outono em pleno Verão! Também decidi que contra tudo e contra todos, não vou esquecer uma série de questões que este ano me deixaram apreensiva só porque anda tudo histérico à volta de uma bola…não sou capaz… Desde o início deste ano lectivo fiquei assim: incrédula com tudo o que se passa à minha volta , à volta da minha profissão. Ainda não despertei , fiquei neste estado, perdi a euforia, como quem recebe uma martelada e ainda não sabe bem onde está…
Realmente quem vir os noticiários de todos os canais televisivos em Portugal, é levado a pensar que há apenas um tema no mundo inteiro digno de notícia , o que não corresponde à verdade: é aconselhável ter paciência e esperar para ver outras notícias ensanduíchadas entre as da bola. Refiro as de Timor Leste, que um dia destes lá passarão para a abertura, acordados de espanto a perguntarem-se todos como é possível, como foi possível ; as de Gaza; as do assassino em série ( ninguém tem dito esta frase em português , dizem “ serial killer” como se fosse o nome de uma série; ainda não percebi se era para as pessoas não perceberem a gravidade da situação se para parecerem muito intelectuais … assassino em série numa terrinha de cinquenta habitantes do tal país de brandos costumes é mais duro de ouvir , não é?) de uma terra de paz podre… e mais não digo… Se querem andar nas nuvens , que andem…( alguém deu conta do projecto de correio electrónico com dez milhões de caixas de correio electrónico anunciado com pompa e circunstância pelo nosso mais manda –chuva de todos? Mas quem disse a essas pessoas que eu não quero continuar a receber cartas de verddade? E caixas de correio electrónico para essas terrinhas a quilómetros de distância do correio? As pessoas nem têm mais que fazer do que ir cada dia 40 ou 50 Km, não sei como, ver a sua caixa do correio? Ninguém acha absurdo? E porque todos têm que ter a sua caixa de correio electrónico? E se as pessoas não quiserem? ).
Repito: Se querem andar nas nuvens , que andem… Eu estou assim com este feitio azedado e prefiro andar nas nuvens mas atenção: nestas nuvens que se situam em
http://www.cloudappreciationsociety.org/gallery/

Saturday, June 24, 2006

Dia 23 de Junho, o dia mais feliz do ano!!!

Quando li uma curiosidade publicada no Público de hoje, in o Insólito “ o dia mais feliz do ano foi ontem, dia 23 de Junho “ ( determinado por uma fórmula matemática por um tal Cliff Arnalff professor universitário – o mais deprimente é o dia 24 de Janeiro …pudera , o mês parece tão comprido depois do Natal e do Ano Novo que admiração, nem era preciso fazer cálculos matemáticos … ) é que entendi por que razão a Alice L. subiu para um dos pilares do Jardim de S. Lázaro , em plenos festejos de S. João no Porto, fez ontem xis anos ( primeiro ano de trabalho das meninas em Anadia , Escola Preparatória inaugurada nesse mesmo início de ano lectivo por Américo Tomás – onde isso já vai, a era pré 25 Abril, o de 74 do século passado!!! E ainda havia exames do 2º ano do Ciclo!!!) , levantou o braço , direito ou esquerdo , isso já não sei, e começou a gritar “eu sou a estátua da Liberdade…” Tinha que ser um dia mesmo feliz para que a minha contida e assisada colega se dar a uma atitude extrovertida destas… Não sei se as sardinhas e o vinho , o clima de festa , a erva cidreira ( não consigo lembrar-me, mas creio que ainda não tinham surgido os martelos!!!) , o alho porro também tiveram algo a ver com isso. Tivemos como cicerone e acompanhante o saudoso Alex…
Também me recordei ontem das alcachofras de S. Martinho do Porto e das fogueiras, mas aí as “duas pequenitas” eram mais tipo observadoras…
A manhã de hoje chegou com as orvalhadas previstas para as manhãs de S. João…
A F. faz 77 anos e estava toda activa ... claro que não dispensa novo telefonema dia 1 de Julho, toda vaidosa por fazer anos duas vezes, obra da disparidade entre a data real do nascimento e a do registo...

Friday, June 23, 2006

nascidos em 1980!!!


Pois é: vão deixar saudades estas crianças que partem para outra etapa da vida…por estes dias elas próprias debatiam-se entre o entusiasmo dos “inter-turmas”, a alegria das férias próximas, o alívio das tarefas e a saudade que já andava no ar… mas que querem que diga? lembro-me logo daqueles “nascidos em 1980” . Colocaram a fasquia tão alta (ontem com os meus pensamentos só me lembrava da palavra em castelhano “listón” e foi um cabo dos trabalhos para me recordar da palavra em português… acho que estou a ver muita televisão espanhola !!! como quando me surgem frases do tipo “ passam de mim” ou “ vão votar sim , não?” que soou estranha – a frase- ainda por cima dita numa esplanada de uma praia bem portuguesa; ainda pensei que era do Porto branco fresquinho e cheiinho , mas mais tarde é que “vi” que era apenas um interferência de línguas… agora vou deixar o parêntesis que isto não parecia, mas era um parêntesis) Retomando: colocaram a fasquia tão alta que é difícil serem destronados, mas enfim, são momentos em que tudo se conjuga para ser excepcional, até os astros…
Mas vamos ver-nos por aí…
O Francisco José Viegas deu uma entrevista à Visão ( 22/06/2006) e resolvi que não são só os nomes, os lugares que conseguem despoletar recordações, aliás , já muita gente antes de mim, descobriu que também os sabores ( ai as madalenas de Proust!!!) , os cheiros, um objecto …e sei lá que mais o fazem como um clic…agora foi uma entrevista que fala da infância, dos livros que leu – até achava que apenas eu tinha lido Júlio Dinis e Camilo, além de Eça , mas afinal não: apenas eu os li primeiro que Francisco José Viegas… - das bandas desenhadas do Jornal de Notícias que os pais dele assinavam : eu era mais o Primeiro de Janeiro que publicava ao domingo o Príncipe Valente, a Dona Perliquitetes, e outros de que agora não recordo o nome. O jornal também recebíamos em S. Tomé de Covelas , no Douro, nas férias , pelo correio , um dia depois quando as notícias já estavam ultrapassadíssimas, mas, na altura isso não fazia diferença nenhuma…
Também reflecti que, se não retemos todos os nomes ou rostos dos professores, isso também não tem problema nenhum, embora , por vezes, nos marquem ou por serem excepcionalmente bons ou por serem muito rígidos… Se não nos lembramos , acho que ainda bem, correu tudo com muita naturalidade…como deve ser…
O J. faz anos hoje e andámos por aí a gozar o dia, almoçámos as espetadas de enguias com batatinha cozida, como é hábito por estas bandas e preparamo-nos para, logo, atacar a sardinha assada e caldo de grão ( em outras paragens será caldo verde que , se houver, também segue viagem) …
Só uma notinha: sobre assuntos que me poderiam vir a causar indigestão, não falo…

Wednesday, June 21, 2006

passagem ...


Passagem pela barra de S. Martinho do Porto: já alguma vez disse que o nome de um lugar evoca mil recordações? Pois disse: e repito... E se nomearmos o lugar na sua presença? É uma vida que desfila... recordações a que são chamadas muitas pessoas...

ponto de luz


O ponto de luz brilhante num fundo negro "posted" em 10 de Junho com AVISO... é a lua...quase-quase em lua cheia...
Em contrapartida, esta luz vermelho-fogo é o sol poente...

...sem palavras!


Thursday, June 15, 2006

chuva e sol!!!


Estou na net a euro por quarto de hora e portanto tenho que me despachar... isto é um parêntesis.
Agora a sério: ontem lá viemos cumprir a nossa solidariedade para quem está no hospital há cerca de três meses e, em greve, e, na manifestação, em espírito - para a próxima, hão-de ver-me lá aos gritos , desta vez, não pôde ser pelo que digo atrás ... chegámos óptimos: o non-stress que é uma pessoa ver-se fora de certas terrinhas amorfas e raquíticas, onde uma pessoa se sente encurralada e encontrar-se numa varanda com o mar - escuro, embora- espraiado em frente... sob uma tempestade...acordámos a uma boa hora de tomar um pequeno almoço em frente ao mar , de dar um rico passeio pelo areal fora, de apanhar sol, e de comer uma bela sardinhada, antes de chegar a chuva de novo... à hora do jogo Equador-Costa Rica, é um bom momento para se comprar os novos episódios CSI com o Público ( nem vou falar da notícia a vermelho de hoje , porque são comentários desnecessários!!!) e para se fazer uma massagem crâneo-cervical para ver se abrandam as guinadas malucas da minha cabeça...
Mas já nem me lembrava da beleza do mar com chuva dentro... e tudo tem outra beleza com olhos de não ter nada mais que fazer do que olhar para o mar sem relógio sem pressas - embora haja uma certa pessoa que , mesmo assim, me pressione hahahahahahahahahahahahah eu igoro claro! -sem pressas e sem relógio...também é uma boa oportunidade para se pôr a capinha da chuva e andar feita maluca à chuva sem ninguém dizer nada nem raparos nem nada nem ninguém achar estranho tal passeio...
Pronto! Cá te esperamos, menina que está a fazer o seu portfolio ... que é o mais importante: a tua companhia... E agora vou postar isto que os euros ( 2) estão a findar...

Saturday, June 10, 2006

ROMEO

Tenho andado a procurar um local onde possa comprar quando o meu stock acabar (estou a rimar mas é sem querer) a água de toilette ou eau de parfum ROMEO de Romeo Gigli... Já encontrei via net com portes grátis e tudo... nos Estates quer dizer Estados Unidos da América... E eu já a pensar que tinha que desistir da minha eau de parfum preferida... Isto da net é uma grande invenção!!!
Ah! E está certo : ROMEO e não Romeu, que este departamento é outra questão!!!

... in illo tempore...

" Num regime que concedia privilégios por razões nobiliárquicas, de amizade ou grau de parentesco, critérios como a competência, o merecimento e a honestidade eram inexistentes."
in O Profeta do Castigo Divino de Pedro Almeida Vieira sobre os anos de 1750 , reinado de D. João V.
Qualquer semelhança com a realidade actual é pura coincidência!!!

AVISO


AVISO
Há VIDA para além do futebol!!!