Thursday, August 31, 2006

Outra casa...


Aqui era Vinhais! Aqui a B. fez dois anos da Escola Primária num só. Aqui a M. partiu o queixo e racharam-lhe a cabeça. Aqui a A. teve terríveis frieiras e uma infecção grave à conta disso... Com o tratamento de choque, nunca mais sofreu de frieiras.
Aqui a Aninhas de Curopos e a Aninhas do Landedo faziam , desde as seis da manhã - aquilo é que era estudar!!! - exercícios de Matemática do " Palma Fernandes", antes do exame do 2º ano... ( hoje 6º) . Aqui executavam-se tapetes de flores na festa. Aqui a neve era branca, fria e imensa!
Aqui escreveram-se os primeiros bilhetinhos. Não, os segundos, os primeiros tinham sido em Lagoaça! Aqui jogava-se ao ringue como nunca mais vi jogar, aliás, quase ninguém sabe o que é um ringue!
Aqui esfolavam-se os joelhos dia sim dia sim e não era nenhuma tragédia! Aqui começou a estudar-se Francês com o Padre António e resolvi o meu destino profissional ( que precoce!)!
Aqui havia os "Diabos" e as "Mortes" nos Carnavais! Nunca mais vi nenhum Diabo... Andam todos disfarçados... Aqui acendiam-se grandes fogueiras nos rigorosos Invernos...
Viam-se as touradas na televisão do café. Brincava-se na rua até tarde no Verão...
Aqui foi mais uma passagem...
As portas e os caixilhos das janelas ( 1º andar) antigamente pintados de vermelho estão adulterados e desmaiados pelo passar dos tempos...

No comments: