Wednesday, July 28, 2004

mestrados!!!

Refrescou...já se passeia pelas ruas , algumas, claro! e podemos ficar pelas esplanadas ao sol!
Passei rapidamente pela L. e lá vem outra jovem para o ensino, notas altíssimas! Parece que não há na escala de avaliações das universidades e politécnicos e afins notas inferiores a dezoito! que cabecinhas se perdem em Portugal, tanta inteligência por metro quadrado e não nos damos o devido valor a estas pessoas com notas tão altas!!! Só no básico é que há insucesso... depois, passada que é essa barreira, é ver toda a gente a ter sucesso ! E não é um sucesso qualquer! Claro! É só dezoitos e equivalente! Ainda nem os países estrangeiros se deram conta deste fenómeno, todo concentrado à beira-mar! E, caso não encontre nenhuma " colocação" , há sempre o recurso a um mestrado. Dá vontade de dizer que "há sempre um mestrado que espera por si!" ao virar da esquina! Acho bem, acho lindamente!
Pus-me a ler ( reler ) o Eça ! OS Maias! É soberbo! Uma fluência de palavra, de personagens , de cenas: nem lhe custou nada a escrever! Digo eu!!! Ironicamente!
Por hoje chega! Não tarda nada , vou para férias! O pior é o regresso a este degredo!

Sunday, July 25, 2004

onda de calor

Estamos "condenados": em casa, à lareira , no inverno; em casa, à fresca, no verão! E não há volta a dar-lhe. Se for possível respirar, dorme-se a sesta... Também se podia ler o jornal, mas, nesta penumbra, não é fácil! Isto foi ontem... hoje há uma diferença: não anda pelo ar aquela poeira sufocante vinda do norte de África, dizem. Assim , alomoçou-se no sítio do costume www.soadro.com o arroz de cabidela e o borrego assado no forno com esparregado de favas! a delícia habitual. O problema maior é que , chegados à sobremesa, não se consegue comer mais nada! Agora só lá voltamos para Setembro! E é assim: enquanto andam outras pessoas a trabalhar ( vão ver agora o Shrek), outras andam a regalar-se por outras paragens!

Sunday, July 11, 2004

é domingo!

É domingo! Ainda não li as notícias; ah! li assim de relance um título sobre a necessidade de os alunos precisarem de mais horas a matemática, evitarem usar calculadoras nos 1º e 2º ciclos, terem que "debitar" a tabuada e exigir aos professores do 1º ciclo horas determinadas para dedicarem a esta disciplina e a Português!!! descobriram a pólvora, os nomeados para uma certa comissão de avaliação! Se não fosse tão ridículo, dava vontade de rir. Rio, mas é com um riso amarelo!
Importante - recebi uma mensagem: está a chover em Barcelona, embora com calor! E nós por aqui , estamos bem , naquela calma habitual!
E, por ser domingo, vou descansar os neurónios!

Saturday, July 10, 2004

tanta conversa , sr. PR!!!

Já tinha quase como certo que haveria eleições antecipadas. Mas o PR não decidiu assim. Tantas conversas, consultas, ouviu tanta e tão variada gente, prolongou a espera e para quê? Sofri uma imensa desilusão, não esperava, não acho justo e aborrecem-me os políticos que enchem a boca , o estômago, o ego a falar da vontade do povo, enchem a boca quando dizem povo como se o povo fosse algo de abstracto sem cabeça sem pensamentos sem vontade, como se o povo fosse uma massa informe , manipulável, pouco – ou nada - inteligente , como se fosse uma massa que não entendesse os interesses de cada um , sejam eles dinheiro ambição ou outros. Enchem a boca a falar do povo e não sabem nada do povo, falam do povo como se o povo lhes entregasse a alma. O PR pensa que interpretou os sentimentos do povo...
Maria de Lurdes Pintasilgo ainda terá conhecido esta decisão?
Elencar... verbo elencar: suponho que esta é a palavra da moda. Foi usada ontem, pelo menos, três vezes, por dois dos intervenientes na mesa redonda, debate ou similar na RTP, após a as palavras do PR. Significa: incluir ( uma questão, um problema, um item) no meio de outros para ser oportuna e devidamente considerado, discutido, resolvido. ( Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa) . Numa palavra- enumerar. E estão a falar para o povo!!! Ou em nome de...
Ao que parece voltou a censura... Escandalizados? Que se pode dizer da “homenagem” da RPT sobre Henrique Mendes, em que se apaga parte da sua vida profissional, na SIC? ( Já agora, um assunto que não tem nada a ver... Sabem que já começou a Volta à França? Pois! As transmissões da 2: para quem segue o ciclismo são espectaculares!!! Isto é ironia, claro!
Mas triste, triste – uma tristeza indizível! - fiquei ao saber, inopinadamente, que tinhas partido, LM! De súbito, deixaste duas rosas no teu jardim e foste embora... ! Ficas comigo no pensamento, a passear, a rir e a conversar por terras de Estrasburgo, numa viagem que não esqueceremos.
Como , apesar de tudo, a vida segue o seu caminho, lá por Barcelona, continua tudo sobre rodas! Com sol, praia, passeio, visitas aqui e ali , e amizade a jorros . Aproveitem bem!

Friday, July 09, 2004

azul

Manhã lindíssima, serena e azul! Café no sítio de costume, passeio pelas ruas do costume, jornal, o do costume, bebido com o sumo de laranjas espremido ( não exprimido) no momento, servido com a simpatia do costume! Dei então de caras com o “escrito” do Rui, esse! O Baptista! Texto ali colocado a seguir à programação das Tvs como quem não quer a coisa! Na “ mouche”! Sobre as conferências de imprensa do Euro e não só! Onde isso já vai!!! Só me surpreendo porque vejo que não estou só! Quer dizer, sempre houve alguém que viu nas Tvs o que eu vi: os jornalistas noutro papel qualquer , uma subserviência que eu , nem de perto nem de longe, podia imaginar, tanto mais que uma pessoa muito próxima me diz vezes sem conta que o jornalista tem um código e que não pode dar pareceres nem opiniões nem ter emoções nem assim nem assado etc e tal ! E eu , a vê-los – os minutos que via, porque , a certa altura, já nem os podia ver nem ouvir! Era saturante! – bajulando... até as palavras levavam mel, cuidado para não traumatizar os “ meninos” , para não os pressionar , para não fazer nada que lhes altere o sistema nervoso...E até o “nosso” poeta Manuel ficou alterado , mas aí é a sua alma de poeta e os poetas podem usar e abusar da sua liberdade poética, está estipulado , fica-lhes até bem! E a notícias, horas sem fim, que não sei onde os jornalistas(?) foram inventar tanto fait divers tanta energia para tanta hora de emissão, é preciso ter imaginação, reconheça-se! Agora, devem ter ido para férias, espero que, a continuar assim , dava-lhes uma coisinha má! E o sr. Seleccionador, o que dizia , o que fazia com a sua habilidade de psicologia ou de linguagem ou de linguagem psicológica!!! E se fosse um português a dizer aquela palavras? Se fosse um seleccionador português a dar aquelas “pistas” quem é que lhe ligava , quem é que tinha acorrido ao chamamento, quem tinha achado todas as suas ideias o máximo? Pois é! Mais uma vez santos da casa não fazem milagres!
Mas agora anda o PR , esse mesmo , com a cabeça em água, bem pode emocionar-se que deve estar com um nó na garganta... Como os portugueses já começam a ir para férias ( ainda terão dinheiro nesta altura do campeonato?) , a decisão até pode passar despercebida! Acho, acho...em Setembro é que vão ser elas! Pode ser que me engane!
Só sei é que há duas pessoas hoje em Barcelona que se vão fartar de falar do Euro – outra vez!!! – das bandeiras , do FanPark, do desgosto do 1º jogo , aquela falta de garra , da euforia dos jogos seguintes, das penalidades, do guarda-redes Ricardo e da final , aquele caminho que parecia tão bonito , que já se via cheiinho de verde e vermelho cintilante, mas em que os “artistas” – agora também já se pode dizer!( como diz o outro no jornal!!!) – não mostraram o tal espírito vencedor ( nem sequer todo o mundo de língua portuguesa unido os motivou) que se esperava! E falarão da “crise” e resolverão ali, junto à praia de Barceloneta, o futuro do país... O PR devia pedir-lhes a opinião e ia ver como são sábias!!!
Já sei ... a mania de colocar parêntesis na escrita tal e qual como quando falo é muito aborrecida... que hei-de fazer? É um vício!

Thursday, July 08, 2004

que conversa.continuação

As bandeiras ainda estão nas janelas... em todas? não, em quase todas, mas, nos bastidores, já recomeça o murmúrio desfaz-o-inimigo/amigo/sabe-se lá quem e joguinhos arruma-o-parceiro. Isso sim! Com muitos sorrisos! Muito maneirismos! Muitas palmadinhas nas costas! ...Muita hipocrisia! E eu " passo-me" com isto, até parece que não aprendo, depois refilo, falo muito alto - continua a ser um defeito - e, como falo muito alto , dizem-me que falo muito. Eu prefiro falar muito e alto ( não devo nada a ninguém e não devo nada a ninguém é mesmo em todos os sentidos - não devo nem dinheiro nem favores!!! e , se calhar por isso mesmo é que posso falar e falar alto , alto e bom som )e não ficar com fluidos negativos a ensombrarem-me a vida do que estar em silêncio, muto angelical a pregá-la pela calada... com raivas, invejas, revoltas, zangas ...a roerem-me as entranhas! São opções!
Também não estou a gostar nada desta sucessão de perdas - a Sophia , a querida Sophia de Mello Breyner, mal sabe ela a companhia que brinda às pessoas, pequenas e não tão pequenas; Marlon Brando , lá mais longe, tão rebelde de épocas marcantes; e agora o Henrique Mendes, aquela presença serena ... e outros , que assinaram , cada um à sua maneira, páginas das nossas vidas.Eu nem quero pensar nisso. Também não acho graça nenhuma àquelas frases feitas , que é o que temos mais certo e blá e blá e blá ... E eu não acho bem , não acho justo e não aceito e não quero e acho que tudo podia ser de outra maneira e não gosto e pronto! E hoje fico por aqui para não desatinar. Entretanto, há quem se esteja a preparar para a viagem para Barcelona, matar saudades de uma certa pessoa que anda por lá há tempos! Não vai de TGV, porque não há paragens em Portugal. Mas não vou por aqui que este é outro assunto que merece uma conversazinha mais longa!
Então até lá!

Tuesday, July 06, 2004

Estávamos aqui sem fazer nada e deu-nos p'ra isto! Podia ser pior! Mas agora é uma chatice, já não há jogos de futebol com aquela cadência a que estávamos a habituar-nos - embora ainda haja pano para mangas em mesas redondas e análises psicológicas sociológicas económicas e afins!!! - e depois ficou assim este tempo fresquinho para nos acalmar as ideias! O pior acho que ainda 'tá p'ra vir . Vai ser uma martelada com uma força, tipo bonecos animados , que não sei se nos endireitamos!!! Ah! Mas isso sou eu tipo Velho de Restelo que, de resto anda tudo numa animação...ainda! Digo eu...
Até outra conversa!